Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 25 de novembro de 2012

POLÍTICA Sucesso de Geraldo deve ser vitrine para Eduardo


Além de correr contra o tempo para fechar a equipe que vai trabalhar na Prefeitura do Recife (PCR), o prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) tem outro desafio pela frente: fazer com que a gestão dê certo logo nos primeiros 18 meses de governo. O final deste prazo coincide com a confirmação dos partidos, em 2014, na disputa pela sucessão à Presidência da República. Um eventual case de sucesso do pupilo do governador Eduardo Campos (PSB) no Executivo municipal pode credenciar o presidente nacional do PSB a se colocar com uma alternativa de poder ao PT no posto máximo do país.

Para tanto, Geraldo Julio terá que vencer a má avaliação hoje protagonizada pela PCR, com o atual prefeito João da Costa (PT). O petista, nas últimas pesquisas, amarga índices alarmantes de rejeição. A imagem negativa colada em Costa foi um dos indicativos para que o seu próprio partido o rifasse do processo de sucessão, abrindo uma verdadeira cisão entre os filiados.
Diante disso, o socialista necessita virar o jogo com ações eficazes e de bom agrado à população logo no início de gestão. Contudo, tradicionalmente na política brasileira, sugere-se que o primeiro ano de mandato demanda tempo para “arrumar a casa” e quitar os débitos deixados pelo antecessor. E para o futuro gestor o cenário não será diferente, em parte.
Com a gestão do prefeito eleito obtendo aprovação popular, o Recife poderá se transformar num modelo do PSB de governar e ser projetado Brasil afora. Os últimos sinais – a turbinada que o Governo do Estado pretende dar na PCR, tanto no quadro funcional quanto em projetos – sinalizam que Eduardo poderá utilizar, à exaustão, o exemplo da capital pernambucana para se cacifar como a alternativa. Afinal, foi Eduardo Campos que “financiou” o nome de Geraldo Julio no xadrez eleitoral e venceu a partida nas urnas, sendo o principal acionista da vitória do PSB no Recife frente ao PT.
Eventual aprovação do prefeito eleito (E) cacifa governador (D) para disputar à Presidência (Foto: Diego Nigro/Arquivo Folha)


Nenhum comentário:

Postar um comentário