Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Alfredo Santana homenageia grupo feminino Raabe da IURD

Alfredo Santana homenageia grupo feminino Raabe da IURD
O grupo feminino Raabe, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que presta assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, familiar, patrimonial e de gênero, foi homenageado em reunião solene da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 24. A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Alfredo Santana (PRB), que entregou medalha de Honra ao Mérito para a coordenadora, Aurelina Santana, assim como a cada uma das 33 integrantes do grupo.

Com uniforme preto, lenço vermelho no pescoço, simbolizando o sangue das vítimas da violência, as componente do Grupo Raabe lotaram o plenário da Câmara Municipal do Recife. Banners foram abertos durante a reunião solene, divulgando os objetivos do grupo, com frases que remetem à luta das mulheres agredidas. A reunião solene foi presidida  pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e a mesa composta pela coordenadora do Raabe, Aurelina Santana; deputado estadual Ossésio Silva; pastor Evandro Garla, que também é deputado distrital em Brasília e pela defensora pública Nátali Brandi.
Em seu discurso, o vereador Alfredo Santana lamentou as estatísticas que dão conta de que, no Brasil, quatro em cada dez mulheres sofrem agressões domésticas. “Pernambuco é um dos estados líderes em morte de mulheres por companheiros. Diante dessa triste realidade, o objetivo desse grupo é prestar assistência e estimular a mulher a romper o silêncio dessas agressões sofridas. Por tanta benfeitoria ao nosso município e pelo combate à violência domiciliar, a Casa de José Mariano presta essa homenagem, na esperança de que esse trabalho tenha repercussão e que o mesmo possa ajudar a reduzir esse grave problema social, fazendo com que nosso povo seja beneficiado e tenha uma sociedade cada vez mais justa”, disse o vereador.

O deputado estadual Ossésio Silva também fez um discurso, no qual enalteceu o papel das mulheres na sociedade, além de ressaltar a importância delas como mães, irmãs, esposas e amigas. A defensora pública Nátali Brandi parabenizou a Câmara Municipal, pela homenagem, em nome da Defensoria Pública de Pernambuco. Em seguida, um vídeo foi apresentado mostrando como é o trabalho das voluntárias que participam do trabalho do grupo Raabe.
A coordenadora Aurelina Santana foi a última a discursar. “No intuito de minimizar o drama de mulheres vítimas de agressão, a Igreja Universal realiza esse projeto social. São mulheres que sofrem agressões desde a infância, que viram suas mães serem agredidas e que também são vítimas de seus companheiros. Todas nós, do Raabe, sabemos o que é o sofrimento dessas mulheres. Elas precisam mais do que oração. Precisam conhecer seus direitos, para que seus agressores parem de espancá-las. Estamos unidas nessa luta, para não termos o desprazer de assistir a notícias de morte. Trabalhamos para que as mulheres não se calem diante da violência, mas denunciem seus agressores”, disse.
O grupo Raabe nasceu em São Paulo, existe em todos os Estados e foi criado no Recife em 28 de agosto do ano passado. É formado por 33 integrantes, todas elas mulheres de pastores da IURD, que se revezam no atendimento diário no templo localizado na Avenida Cruz Cabugá, 141, Santo Amaro. Elas recebem as mulheres com histórico de agressões, escutam, orientam, dão assistência espiritual e encaminham os casos para as autoridades policiais, além de oferecerem atendimento psicológico e judicial. O trabalho é feito com base na Lei Maria da Penha e o grupo tem parceria com o Ministério Público, Secretaria de Defesa Social, Defensoria Pública e centros de apoio à mulher.
As integrantes do Grupo Raabe também realizam visitas a delegacias, presídio femininos e comunidades carentes, visando apoiar mulheres traumatizadas por agressões e ao mesmo tempo propondo-se a auxiliá-las na reconstrução de suas vidas. Raabe é uma palavra bíblica, que remete à história de uma mulher de Jericó, Raabe, que levava uma vida de excessos e pecados. Ela passou a se sentir completamente perdida e com medo do futuro, diante da aproximação do povo de Israel, pois temia os castigos de Deus, em castigo a sua vida desregrada. Com esse povo, ela sabia, viria também a fé num Deus único e supremo. Mas, ao fazer voto de fé nesse Deus Todo-Poderoso, foi salva dando provas de misericórdia e arrependimento.


Em 24.05.2013, às 12h02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário