Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

RELIGIAO Celebração marca festa de Corpus Christi

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside missa nesta quinta-feira, às 9h, na Sé de Olinda

Publicado em 30/05/2013, às 05h06m

 / Divulgação

Divulgação

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside missa nesta quinta-feira, às 9h, na Sé de Olinda, na Região Metropolitana, para marcar a festa de Corpus Christi. Na solenidade, o líder religioso incentivará a virtude da caridade.
“O Corpus Christi é um prolongamento da Quinta-feira Santa, quando Jesus Cristo enaltece, principalmente, o Ministério Sacerdotal, ou seja, a missão de exercer o sacerdócio”, explica. “Agora, daremos ênfase à Eucaristia, que simboliza o alimento espiritual”, adianta o arcebispo.
Segundo Saburido, o Evangelho pretende motivar não só aspectos espirituais,, mas de materialidade também. “Desejamos que ocorram mais ações sociais. As pessoas devem ajudar as outras sem buscar qualquer recompensa. Há uma frase muito bonita no Evangelho de amanhã (hoje): “Dai-lhes, vós mesmos, de comer”. A mudança começa na gente”, afirma.
A organização do evento religioso espera reunir centenas de fiéis. O Corpus Christi acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando na Última Ceia se deu a instituição do Sacramento.
Após a celebração e sob o badalar dos sinos da catedral, todos seguirão em procissão, com o Santíssimo Sacramento, por ruas do Sítio Histórico de Olinda, decoradas com um tapete de cerca de 500 metros, confeccionado pelos 40 seminaristas da arquidiocese. O adorno foi implantado às 23h desta quarta. É a segunda vez que as vias recebem o festejo.
De acordo com o monsenhor José Albérico Bezerra, o objetivo do tapete é recordar a adoração e devoção a Jesus, presente na Eucaristia. “O estofo tem também a finalidade de lembrar o Domingo de Ramos, quando para Jesus passar, entrando em Jerusalém, as pessoas colocavam tapetes e folhas de árvores para saudá-lo no meio do povo”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário