Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Futuro do Recife é tema de conferência que começa nesta 6ª Foi Sexta 6º Feira

conferencia cidade recife

Começa nesta sexta-feira (24) a 5ª Conferência Municipal da Cidade. Promovido pela Prefeitura do Recife, o evento antecede as etapas estadual e nacional previstas de ocorrerem no segundo semestre deste ano. O encontro municipal será realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, com uma programação que segue até domingo (26).

Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já", a conferência busca reunir ideias e discutir projetos visando a construção de políticas públicas para o futuro da cidade. A relação de inscritos homologados pela comissão que faz parte da conferência estará disponível no site do evento a partir desta quinta-feira (23) (conferenciadacidade.pe.gov.br).

A programação contará com palestras a serem ministradas por especialistas na área de direitos humanos e arquitetura e urbanismo. Dentre os nomes que fazem parte da programação da conferência está a economista Tânia Bacelar. O secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, terá a missão de explanar sobre Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, Trajetória e Avanços Rumo ao Recife 500 Anos.

A Conferência é destinada aos movimentos populares e sociais; entidades empresariais, profissionais, acadêmicas e de pesquisas; conselhos profissionais e Organizações Não Governamentais, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, o evento objetiva, dentre outros pontos, estreitar a interlocução entre os gestores públicos e os diversos segmentos da sociedade em torno dos assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Fortalecer o espaço como instrumento para a garantia da gestão democrática por meio da qualificação dos debates é outro importante aspecto desta quinta edição, avançando na implantação do Conselho da Cidade do Recife.

Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de discutir não apenas os pleitos relacionados a temas recorrentes, como habitação, mobilidade, saneamento ou acessibilidade, por exemplo. A conferência oportunizará os participantes a debater critérios e parâmetros acerca do Projeto Recife 500 anos, que visa planejar a cidade nos mais diversos aspectos com base em projetos de médio e longo prazos. A data, que marca os cinco séculos da cidade, será comemorada dentro de 25 anos.

Ao final da conferência, 42 delegados deverão ser eleitos para participar da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Recife. Em novembro é a vez do Ministério das Cidades realizar a Conferência Nacional, agendada para o período de 20 a 23 de novembro, em Brasília. Outras informações podem ser conferidas no  site conferenciadacidade.pe.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário