Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Encontro » Conselho de Segurança da ONU mantém discussões sobre Síria

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU fizeram nova rodada de debate

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 18/09/2013 23:14 


Secretário-geral da ONU faz coletiva de imprensa após reunião do Conselho de Segurança em 16 de setembro de 2013
Foto: STAN HONDA/AFP Photo  (STAN HONDA/AFP Photo)
Secretário-geral da ONU faz coletiva de imprensa após reunião do Conselho de Segurança em 16 de setembro de 2013 Foto: STAN HONDA/AFP Photo
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU fizeram nova rodada de debate sobre um projeto de resolução que tem como objetivo garantir o desmantelamento efetivo do arsenal químico na Síria, disseram diplomatas nesta quarta-feira.

Segundo os diplomatas, os ocidentais tentam convencer uma Rússia muito reticente de que seu projeto não implica a ameaça de uma ação militar imediata, caso Damasco não respeite seus compromissos de desarmamento. Se for alcançado um acordo com Moscou, a resolução pode ser submetida à votação neste fim de semana.

"Não há acordo, mas haverá mais negociações", afirmou um diplomata da ONU.

Estados Unidos, Grã-Bretanha e França se mantêm afastados da postura da Rússia, o último aliado de Assad, sobre a melhor maneira de por fim a uma guerra que já se arrasta por 30 meses.

Essa é a segunda reunião desse tipo entre os cinco membros permanentes - EUA, França, Rússia, China e Grã-Bretanha - desde que americanos e russos chegaram a um início de acordo sobre o plano de destruição do arsenal químico sírio, projeto esse que a resolução em questão apoiará.

Até o momento, o acordo russo-americano havia descartado a ameaça de uma ação militar contra o regime de Bashar al-Assad, acusado pelos ocidentais de ter cometido um ataque químico contra seu próprio povo em 21 de agosto, no subúrbio de Damasco. Segundo os EUA, pelo menos 1.400 pessoas morreram.

Antes de votar o projeto de resolução, os 15 países-membros do Conselho de Segurança da ONU devem esperar uma decisão do Conselho Executivo da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW), com base em Haia. O órgão deve se reunir nesta sexta-feira para aprovar o acordo russo-americano.

Segundo o acordo de Genebra, a Síria tem até sábado para entregar uma lista com seu arsenal e os lugares de armazenamento de suas armas químicas. 

França, Grã-Bretanha e Estados Unidos aderiram a um projeto de resolução sob o capítulo 7 da Carta da ONU, mas que não prevê explicitamente o uso da força, ou de sanções, para pressionar Damasco, afirmam os diplomatas.

Sem dar detalhes sobre o texto, o embaixador britânico na ONU, Mark Lyall Grant, disse que "o principal objetivo da resolução é validar, devidamente, pelo Conselho de Segurança, sob uma forma verificável e executiva, o acordo-marco concluído entre Estados Unidos e Rússia em Genebra e a decisão que será tomada pelo Conselho Executivo da OPCW".

Nenhum comentário:

Postar um comentário