Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

GRANDE RECIFE // 7 DE SETEMBRO Manifestantes podem ser detidos por ato obsceno em passeio ciclístico nu

Publicado em 02.09.2013, às 19h14

285345af71fc4049320989ea9cee458c.jpg
Evento tem concentração programada para as 8h, na Rua da Aurora, no Centro do Recife
Foto: Divulgação/Facebook Farc

Do NE10
Os ativistas que pretendem participar, no próximo dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, do desfile ciclístico nu organizado pela Frente de Ativismo do Recife Criativo (Farc) devem ficar atentos. O manifestante que for flagrado exibindo as partes íntimas pode ser preso. Segundo o secretário estadual de Defesa Social, Wilson Damázio, o fato é considerado crime na Constituição, caracterizado como um ato obsceno. 

"O fato é tipificado como crime. O policial que está na rua sabe o que tem que fazer", ressalta Damázio. A pessoa detida será encaminhada a delegacias de plantão, onde será autuada pelo crime praticado, e deverá assinar um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). "Dependendo da quantidade da pena, a pessoa vai para o presídio ou paga fiança. Até dois anos de detenção, faz-se um TCO, que é um processo simplificado".  

Para o secretário, o foco da Secretaria de Defesa Social (SDS), no entanto, repousa em outras questões. "O foco da SDS é dar a Pernambuco um Estado mais seguro. É isso o que a gente quer. O foco da gente não é estar atrás de gente pelada e sim atrás de bandido, traficante de drogas", defende. 

MOVIMENTO - Em seu perfil no Facebook, a Farc explica que o objetivo do ato é despertar uma reflexão para o que pode se entender por 'independência'. A mobilização tem concentração programada para às 8h, na Rua da Aurora, no Centro do Recife. 

O movimento afirma na página oficial que não há lideranças e que usa o coletivo para elaborar propostas criativas de manifestações. "Todos somos massa. Não espere líderes, não espere vozes de comando. A FARC é uma pequeníssima tentativa de coletivo, em formação, em experimentação inserida nesse contexto, e propomos um ativismo criativo, que começa por acreditar na criatividade das massas". 

Sobre a escolha da data, feriado nacional e importante no calendário brasileiro, o grupo afirma: "Sugerimos e demos o pontapé inicial a um ato impactante e polêmico – e criativo – NU 7 de setembro, como forma de evidenciar a hipocrisia, denunciar a injustiça social e questionar tabus."
O grupo criou um evento na rede social convidando todos os recifenses a participarem da manifestação. Cerca de 180 pessoas já confirmaram presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário