Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2013

MOBILIDADE Dia Mundial sem Carro é celebrado com passeios ciclísticos no Grande Recife

Este domingo é dia de deixar o carro em casa e investir em meios de transporte alternativos para lembrar a data

Publicado em 21/09/2013, às 18h35

 / Foto: Igo Bione/JC Imagem

Foto: Igo Bione/JC Imagem

Os motoristas de todo o mundo têm um desafio neste domingo: deixar o automóvel em casa e encontrar um meio alternativo para se locomover pelas cidades. É que em 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro. A iniciativa nasceu em 1997 na França e rapidamente se espalhou pelo globo. Em quatro anos, mais de 1.600 municípios já haviam aderido à ideia, que chegou ao Grande Recife em meados dos anos 2000. Amanhã, a região lembra mais uma vez da data e aposta na bicicleta como principal alternativa aos veículos. 
O Dia Mundial sem Carro foi criado com o objetivo de repensar a mobilidade urbana e os prejuízos do intenso uso de automóveis, como a poluição, o trânsito e o estresse nas cidades. Hoje, esses problemas estão cada vez mais presentes nos centros urbanos e tornaram-se um verdadeiro tormento no Grande Recife. Para se ter uma ideia, mais de 1 milhão de veículos estão em circulação na região, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). E, assim como os engarrafamentos, esse número não para de crescer. Para piorar, os motoristas têm que lidar com ruas esburacadas e condutores que não respeitam as leis de trânsito, o que só aumenta o risco de acidentes.
Com tantos carros e problemas nas ruas, muitas pessoas têm procurado meios de transporte alternativos. Mas nem sempre elas têm sorte. Os usuários de transporte público enfrentam um sistema de ônibus e metrô deficiente, com poucos veículos e, no caso dos coletivos, o mesmo engarrafamento enfrentado pelos carros de passeio. Os pedestres andam por calçadas desniveladas e muitas vezes não encontram locais adequados para atravessar as ruas. E os usuários de bicicletas se arriscam entre os carros porque não contam com ciclofaixas durante a semana. Para muitas dessas pessoas, o Dia Mundial sem Carro é uma chance para lembrar a importância de investir no transporte público e nos demais meios de locomoção. Para outras, é um incentivo para deixar o carro em casa e testar essas “novas” alternativas de transporte. 
Cada vez mais presente no dia a dia do pernambucano, a bicicleta foi escolhida como o principal meio para celebrar a data e incentivar essa atitude. Passeios ciclísticos serão realizados durante todo o dia em boa parte do Grande Recife. Às 7h, um grupo de ciclistas faz um aquecimento com instrutores de Pilates no Parque da Jaqueira e segue para o Marco Zero. Em Olinda, os usários de bike se reúnem às 8h na Praça Duque de Caxias, em Bairro Novo. No mesmo horário, outros passeios acontecem na Zona Sul do Recife e em Jaboatão dos Guararapes. Os pontos de encontro são o Colégio Boa Viagem, em Boa Viagem, e a Faculdade Guararapes, em Piedade.
À tarde, outro passeio ciclístico acontece na Zona Norte do Recife. A saída está marcada para as 17h no Parque da Jaqueira, nas proximidades da Rua do Futuro. No mesmo local, mais uma ação será realizada para comemorar o Dia Mundial sem Carro. Um grupo de jovens vai montar uma espécie de praça provisória em parte do estacionamento da via para mostrar as atividades que poderiam ser realizadas no espaço público se não fossem os carros. Bicicletas, barraca de camping, cadeiras, churrasqueira, instrumentos musicais e jogos serão levados para o local. O projeto, chamado de Vaga Viva, começa às 8h e segue até as 16h . 
Além disso, as ciclofaixas móveis do Recife estarão funcionando entre as 7h e 16h . E o projeto conta com um atrativo extra amanhã: campanha com dicas sobre como agir com segurança no trânsito e espaços de encontro para os ciclistas no Marco Zero, na Lagoa do Araçá e no Parque da Jaqueira. Além disso, o Marco Zero está com uma ciclovaga do tamanho de um automóvel comum que comporta dez bicicletas. Assim como a Vaga Viva, o objeto pretende deixar claro o espaço ocupado pelos carros nas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário