Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PARTIDOS Chapas municipais revivem clima de racha do PT

Oscar Barreto - atual presidente do PT Recife - e Jesse Barros - ligado aos grupos de Humberto Costa e

 João Paulo - se inscreveram para disputar o diretório municipal do partido

Publicado em 12/09/2013, às 06h33


Oficializados os nomes dos candidatos dos dois blocos adversários no Processo de Eleição Direta (PED) que elegerá o próximo Diretório Municipal do PT no Recife. O militante histórico do partido Jessé Barros, ligado ao grupo mais do que nunca afinado e liderado pelo senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo, e o atual presidente e candidato à reeleição, Oscar Barreto, pelo lado do ex-prefeito João da Costa, vão disputar o comando da legenda em novembro.
Assim como a disputa para o Diretório Estadual – na qual concorrem o advogado Bruno Ribeiro e a deputada estadual Teresa Leitão –, na capital o acirramento interno entre os petistas é esperado, a partir de agora, com a definição das chapas. As duas alas estão divididas entre as tendências Construindo um Novo Brasil (CNB), de Humberto Costa, e Articulação de Esquerda, de João Paulo, e a do ex-prefeito João da Costa, que engloba, entre outros grupos, o PT de Luta e de Massa (PTLM) e o coletivo PT Militante.
Nas traumáticas prévias que antecederam o pleito municipal de 2012, Oscar Barreto se destacou como “fiel escudeiro” do ex-prefeito João da Costa, que foi descartado da disputa à reeleição pela Executiva Nacional do partido. De temperamento intempestivo, Oscar se envolveu, à época, em vários bate-bocas com adversários pela imprensa. 
Na planície, Jessé Barros atuou à frente do Iasc (Instituto de Assistência Social e Cidadania) na gestão do ex-prefeito João Paulo. Mais tarde, foi chefe de gabinete do então deputado Isaltino Nascimento, quando este ocupava a liderança do governo na Assembleia, na primeira gestão Eduardo Campos (PSB), em 2010. Tem forte afinidade tanto com Humberto e João Paulo como com Isaltino, que está mais próximo de Eduardo, uma vez que é o atual secretário de Transportes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário