Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Recife Educação recebe secretário de Segurança Urbana

Educação recebe secretário de Segurança Urbana
A Comissão de Educação da Câmara recebeu na tarde desta terça-feira, 17, o secretário Municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, para antecipar o projeto de Lei do Executivo, enviado à Casa, que pretende transferir as duas bibliotecas municipais - localizadas nos bairros de Afogados e Casa Amarela - da Secretaria de Cultura para a pasta de Segurança Urbana. O objetivo, segundo o secretário, é transformar os espaços em locais de convivência cidadã, de cultura e de fomento à educação. O presidente da Comissão, vereador André Régis (PSDB), avaliou positivamente o encontro, por "demonstrar atenção com o Legislativo e uma mudança no conceito que pretende interligar as bibliotecas a uma rede", afirmou.

O parlamentar lembrou ainda que a última grande biblioteca construída no Recife foi a do Parque 13 de Maio, na década de 1960. “É inadmissível que uma cidade do porte do Recife não tenha uma grande biblioteca, semelhante às que encontramos em outros países”.  O projeto do Executivo pretende modernizar os espaços, reestruturando-os não só do ponto de vista físico e interligando-os com as outras sete bibliotecas comunitárias já existentes  e as cinco que estão previstas para serem construídas pelo Compaz.

O secretário  Murilo Cavalcanti citou a experiência das cidades de  Bogotá e Medellin, na Colômbia,  onde as bibliotecas  públicas  dos  bairros mais pobres contribuíram para a transformação da realidade de violência. “É algo impressionante. Há casos de milhares de visitas por mês aos espaços que vão além de um lugar para leitura.”

A vereadora Isabella de Roldão  (PDT) fez questão de destacar que conheceu a realidade citada em Bogotá e Medelín. "É preciso disseminar esta cultura da importância da  biblioteca, não só como instrumento de cidadania, mas essencial para transformação de uma cidade”.

Já o vereador Aerto Luna (PRP) destacou que a questão conceitual das bibliotecas precisa mudar, caso contrário correm  o risco de  fechar. " Esta opção de transformá-las em espaço de convivência é uma grande  ideia, pois resgata o conceito de biblioteca,  sem perder a relação com o livro, mas possibilitando o acesso a outras tecnologias. Penso ainda que o projeto poderia ser ampliado para as bibliotecas itinerantes".

Em 17.09.2013, às 18h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário