Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

APAGÃO Chesf não tem previsão para volta de energia no Recife

Ainda há relatos de falta de energia no bairro do Ibura e em estações do Metrô

Publicado em 18/12/2014, às 08h50


Do JC Online

 / Foto: Chico Porto/JC Imagem

Foto: Chico Porto/JC Imagem

O apagão que atingiu o Grande Recife e o interior de Pernambuco, na noite da quarta-feira (17), foi provocado por um defeito em uma das linhas de transmissão entre duas subestações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Horas depois do ocorrido, ainda há relatos de falta de energia no bairro do Ibura e em estações do Metrô. Segundo a Chesf, ainda não há previsão para que toda a energia seja reestabelecida.

Segundo o diretor de operação da Chesf, Mozart Bandeira, o apagão ocorreu devido a um defeito entre as subestações do Bongi, no Recife, e em Joairam, no Curado, em Jaboatão. Entre as duas instalações, três linhas fazem a transmissão de energia para o Grande Recife. Uma dessas linhas teve um curto-circuito, o que provocou o desligamento das subestações.

Em Joairam, o funcionamento foi reestabelecido 25 minutos após o início do apagão. Já na estação do Bongi, o defeito na linha provocou um impedimento na energização, sendo necessária uma intervenção para isolar o problema. Somente às 1h10 desta quinta-feira, a estação do Bongi retomou as atividades.

Uma das linhas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que une a subestação da Várzea a estação de Metrô Coqueiral, foi afetada pelo curto-circuito da Chesf e ainda está sem funcionar. Ainda não há previsão para quando todos os problemas serão corrigidos. "Lamentamos o ocorrido e vamos atuar para bloquear o que levou ao apagão", disse Mozart Bandeira. Sobre o clarão observado por muitas pessoas no momento em que a energia foi cortada, o diretor de operação da Chesf explicou que, em casos de curto-circuito, o ocorrido é normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário