Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Em homenagem » Quando o nome faz parte do Natal

Muitas pessoas nascidas em dezembro carregam na assinatura parte da história de 
Jesus. Um exemplo é a estudante Merry Christmas Silva

Publicação:  24/12/2014 11:41

O olindense Jesus Jackson percebe a influência de seu nome pela forma como as pessoas se relacionam com ele. Já a estudante Merry Christmas é o centro das atenções na festa. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A.Press
O olindense Jesus Jackson percebe a influência de seu nome pela forma como as pessoas se relacionam com ele. Já a estudante Merry Christmas é o centro das atenções na festa. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A.Press
Nos cartórios pernambucanos é comum encontrar pessoas que nasceram no mês de dezembro e foram registradas com nomes que fazem referência ao Natal. São Natálias e Natanaeis que carregam na assinatura um pouco da história cristã do nascimento de Jesus e têm suas vidas influenciadas pela escolha dos pais.

Um dos exemplos mais curiosos é o de Merry Christmas Santana da Silva, que nasceu em dezembro de 1988 e teve o nome escolhido por uma tia. A poucos dias do final do ano, a frase em inglês, que significa “feliz Natal”, decorava todo o comércio e agradava a mãe. Hoje, aos 27 anos, a estudante de psicologia Merry comemora a escolha do nome.
Já a estudante Merry Christmas é o centro das atenções na festa. Foto: Paulo Trigueiro/Esp. DP/D.A Press
Já a estudante Merry Christmas é o centro das atenções na festa. Foto: Paulo Trigueiro/Esp. DP/D.A Press

No Ibura, bairro onde mora, é difícil encontrar alguém que pronuncie o nome corretamente. Para encontrá-la é preciso perguntar por “Mérre”. Por outro lado, quem sabe o o significado de seu nome sempre lhe enche de presentes decorados com as palavras “Merry Christmas”. Nos dias 24 e 25 de dezembro, amigos e familiares voltam suas atenções para ela. “Todo mundo liga para mim e, quando fala meu nome, já está desejando boas festas”, brinca.

Jesus Jackson Sena da Silva, 27, nascido no dia 16, é outro exemplo de pessoa que recebeu seu nome em homenagem ao Natal. O olindense, que atualmente mora na Estônia, está vivendo o primeiro período natalino na neve, mas sua relação com o feriado continua a mesma. “Em inglês, Jesus se escreve como em português. Todo mundo aqui sabe o significado do meu nome”, afirmou.

Cientista da computação, ele percebeu a influência do seu nome pela forma como as pessoas se relacionam com ele. “Na universidade, sempre diziam ‘só Jesus salva’ em referência à gravação de arquivos digitais. Em relação à personalidade, Jesus começou a pesquisar sobre o seu xará e a seguir seus passos.

“Sinto uma tendência a tentar salvar as pessoas que não conseguem se ajudar. Fiz primeira comunhão por vontade própria, apesar de minha família não ser católica, e estudei muito a Bíblia. Já até ensinei moral cristã para crianças”, afirma.

Assim como Merry e Jesus, Natanael Soares Silva, 70, também ouve o Natal cada vez que é chamado. Ele é conhecido como “Seu Natal” no Poço da Panela, onde mora, por ter nascido no dia 25. Já Isolda Nathalya Nascimento, 23, nasceu no dia 27 e o seu pai fez uma surpresa para toda a família, adicionando seu segundo nome ao registrá-la.

Escolha vai influenciar a personalidade


“Nós nos tomamos pelos nomes que nos dão”, diz o professor de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sylvio Ferreira. “É através deles que entendemos quem somos. A personalidade sempre vai ser influenciada por esse significante. Pode ser muito ou pouco.”

Segundo Ferreira, nomes com significados históricos, originários de histórias socialmente valorizadas tendem ter mais influência que nomes comuns. Apesar disso, a influência pode ser positiva ou negativa, a depender de vários fatores.

Sylvio explica ainda que as crianças se identificam com os próprios nomes e introjetam traços de personalidade de acordo com o que os pais pensam que esse nome representa.
“As crianças gostam de se identificar com nomes exclusivos, principalmente porque isso pode significar que a pessoa é especial para aqueles que escolheram seu nome”, explicou Ferreira.

É o caso de Merry Christmas, que aceitou o significado que a mãe e a tia deram ao seu nome. Em condições normais, não para de sorrir, em concordância com a felicidade que as mães consideraram ao batizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário