Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

URBANISMO Poço da Panela terá novas construções

Um condomínio formado por 12 escritórios de advocacia vai ocupar o terreno onde funcionava a Editora 


Bagaço, na Rua dos Arcos

Publicado em 12/12/2014, às 08h08

Da Editoria Cidades

O movimento de caminhões é intenso no imóvel, para retirada de entulhos da casa demolida. Construtora promete preservar as árvores e ampliar a área verde no local / Foto: Michele Souza/JC Imagem


O movimento de caminhões é intenso no imóvel, para retirada de entulhos da casa demolida. Construtora promete 


preservar as árvores e ampliar a área verde no local


Foto: Michele Souza/JC Imagem

A casa que abrigou por cerca de 15 anos a Editora Bagaço, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife, não faz mais parte da paisagem do bairro. Na semana passada, a edificação foi demolida para dar lugar a 12 escritórios de advocacia. A obra de construção do novo empreendimento, no número 150 da Rua dos Arcos, está prevista para começar em março de 2014, com prazo de 30 meses para execução.

Segundo a Construtora Dalla Nora, responsável pelo projeto, o terreno mede 5.190 metros quadrados e será reocupado com um prédio de dois andares. Haverá, ainda, um pavimento semienterrado destinado a estacionamento. “É um imóvel com 1.930 metros quadrados de área construída, seguindo os padrões arquitetônicos do Poço da Panela”, afirma Élvio Dalla Nora, diretor da empresa.

Moradores da Rua dos Arcos lamentam a derrubada da casa e mostram-se preocupados com um possível aumento no trânsito de veículos na via, revestida de paralelepípedo. “Fomos surpreendidos com a demolição e não sabemos o que será feito no terreno. Acho que a população deveria ser informada a respeito do novo projeto. Nós, da comunidade, temos esse direito”, diz a chefe de cozinha Lindinalva Maria da Silva.

Igual comentário é feito por outro morador da Rua dos Arcos, que preferiu não se identificar. “Seria interessante se as pessoas fossem avisadas com antecedência sobre as mudanças no bairro”, comenta. Ele chama a atenção para mais três imóveis fechados na Rua dos Arcos, no mesmo trecho da editora. “São terrenos grandes e arborizados. A mudança pode ser grande na rua”, observa.

Na avaliação de Élvio Dalla Nora, o condomínio tem espaço suficiente para os carros dos proprietários dos escritórios e dos visitantes. “Vamos preservar o bosque existente na parte da frente do imóvel e teremos de cortar cinco árvores na parte de trás. Porém, serão plantadas 27 árvores no terreno”, promete.
Funcionários da Bagaço, que funciona em outro endereço no mesmo bairro, se disseram surpresos com a derrubada da edificação. “Todos nós pensávamos que a casa seria mantida. Não sobrou nada, só tem caminhões limpando o lugar”, disseram, entristecidos. A editora desocupou o imóvel da Rua dos Arcos em fevereiro de 2013.

A Prefeitura o Recife informa que não há impedimento legal para a derrubada da casa, apesar de o imóvel se encontrar em área de preservação. Disse, também, que a construtora tem licença para demolição e teve o projeto aprovado. O Poço da Panela está inserido na Área de Reestruturação Urbana (ARU), Lei Municipal nº 16.719/2001, que prevê restrições para novas edificações no bairro. O condomínio de advogados, por exemplo, terá de preservar 60% de solo natural e o prédio não pode exceder 7,5 metros de altura.

No mesmo bairro, moradores cobram solução para a área da antiga Casa de Saúde São José, na esquina das Avenidas 17 de Agosto e Doutor Seixas. O prédio foi demolido e o terreno de 11.536 metros quadrados, onde seria erguido um supermercado, ficou sem uso. “É uma ilha de insegurança”, argumentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário