Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

INÉDITOS Valmir Jordão lança novo livro de poemas

Em Poemas reunidos, ele mostra hai-kais e sua visão poética e crítica do Recife em 90 textos

Publicado em 17/12/2014, às 04h40

Do JC Online

A vida de Valmir Jordão pode ser definida a partir de uma tríade: a topografia, sua profissão e mais duas paixões, a poesia e a boêmia. Um dos expoentes da poesia urbana de Pernambuco, o autor lança nesta quarta (17/12) o livro  Poemas reunidos, com 90 obras. A noite de autógrafos, que começa às 19h, promete ainda um recital com diversos autores no Auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista).

Valmir é dos nomes da literatura marginal recifense, com 12 livros já publicados desde 1982. Em Poemas reunidos, contou com a ajuda de Sidney Rocha para selecionar parte do que já publicou e juntar a 30 versos inéditos. “São poemas ligados ao social. Eu falo muito da cidade, do Recife, sempre com um olhar crítico”, comenta o poeta.

A obra é dividida em três partes. A primeira, Urbe et orbe, mostra justamente essa visão da capital pernambucana.

“Sempre fiz poesia urbana. Acho o Recife uma cidade linda, mas sempre enxergo as pessoas nela. Os poetas cantam o Capibaribe, por exemplo, mas existem as pessoas sofrendo ao redor dele. Falar só da paisagem é muito bucólico, com vaquinhas, rios, prédios. Eu quero sempre falar da cidadania”, analisa o poeta. Em um dos versos, Em minha vida passa um rio, ele enaltece e critica o Capibaribe, que tem a capacidade de “prolongar o nosso desencanto e alumbramento”.

Nos demais momentos do livro, ele mostra seus hai-kais e poemas curtos, e também revela poemas em versão bilíngue, com tradução de Antonio de Campo, com versos até românticos. No evento, espera encontrar não só os colegas de geração como também autores mais jovens. “Quero que seja um encontro com essas pessoas que não vejo há muito tempo. Os amigos vão participar do recital, lendo poemas do livro e versos deles mesmos”, avisa Valmir.

Além de Sidney, Valmir contou com a ajuda de vários amigos, como Raísa Feitosa, Tony Braga e Cida Pedrosa. O principal apoio, no entanto, foi do próprio Sindicato dos Bancários, que também sedia o lançamento. O volume será vendido por R$ 20 na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário