Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Europa » Rei espanhol pede fim da corrupção em sua mensagem de Natal

AFP - Agence France-Presse

Publicação:  25/12/2014 10:43

O rei da Espanha, Felipe VI, pronuncia a primeira mensagem de Natal como o monarca do país, no Palácio de la Zarzuela, em Madri. Foto: Ángel Díaz/AFP



O rei da Espanha, Felipe VI, pronuncia a primeira mensagem de Natal como o monarca do país, no

Palácio de la Zarzuela, em Madri. Foto: Ángel Díaz/AFP


O rei Felipe VI da Espanha pediu, nesta quarta-feira, que "se corte a corrupção pela raiz e sem contemplações", em sua mensagem de Natal, apenas dois dias depois de um juiz decidir processar sua irmã, a infanta Cristina, por fraude fiscal.

"A luta contra a corrupção é um objetivo irrenunciável" para regenerar a vida pública, afirmou Felipe VI, em sua primeira mensagem de Natal desde que assumiu o trono, em junho passado.

O monarca reconheceu que esse tipo de comportamento produz "indignação e desencanto" na população, mas "é certo que os responsáveis por essas condutas irregulares estão respondendo por elas".

"Poucos temas causam uma opinião tão unânime quanto esse. Devemos cortar a corrupção pela raiz e sem contemplações", afirmou.

"A honestidade dos funcionários públicos é um pilar básico da nossa convivência em uma Espanha que todos querem saudável, limpa", insistiu o rei, em um país que tem a corrupção como a segunda maior preocupação da população, atrás apenas do desemprego.

O monarca também se referiu a esse assunto.

"Os índices de desemprego ainda são inaceitáveis e frustram as expectativas dos nossos jovens", reconheceu Dom Felipe, insistindo em que essa luta "deve continuar sendo nossa grande prioridade".

Após seis anos de crise, porém, o monarca também quis lançar uma mensagem de esperança, afirmando que "as principais magnitudes macroeconômicas estão melhorando e recuperamos o crescimento econômico e a criação de emprego".

Nenhum comentário:

Postar um comentário