Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Pesquisa » Estudo tenta descobrir o que torna uma canção memorável ao longo dos tempos

Sucessos das Spice Girls e de Pharrell Williams foram lembrados no levantamento

Adriana Izel - Correio Web

Publicação:  25/12/2014 09:33

Cantor Pharrell Williams foi mais lembrado com a música
Cantor Pharrell Williams foi mais lembrado com a música "Happy". Crédito: YouTube/Reprodução

O que faz uma música se tornar um grande hit e não sair mais da memória de um ouvinte? É isso que o projeto Hooked on music, da Universidade de Amsterdam, na Holanda, em parceria com o Museu de Ciência e Indústria de Manchester, na Inglaterra, tenta descobrir. Por meio de um jogo na internet, os pesquisadores estudam os aspectos que levam uma canção a virar um sucesso e continuar na mente das pessoas.

“Todo ano realizamos um experimento que possa envolver o público. Desta vez, decidimos fazer um jogo que procura entender porque uma música se torna memorável. Também queremos pesquisar a área do cérebro em que essa informação é gravada para, futuramente, ajudarmos pessoas que enfrentam problemas de memória”, afirma Marieke Navin, diretora do Manchester Science Festival (evento em que o estudo foi apresentado neste ano) em entrevista à uma rádio inglesa.

A primeira parte do estudo é feita por meio do resultado do game, que pode ser acessado pelo site oficial da pesquisa (http://www.hookedonmusic.org.uk). O jogo consiste em um experimento  em que o usuário escuta trechos de uma música e precisa identificá-la. Quanto mais rápido o internauta conseguir reconhecer a música, melhor para a pesquisa.

Só neste ano, mais de 20 mil pessoas participaram do jogo e os primeiros resultados apontam os hits mais lembrados pelo público. A canção vencedora foi Wannabe, da girlband Spice Girls, sucesso nos anos 1990. Em segundo lugar, ficou a regravação da música Mambo No. 5, na voz de Lou Bega, e a canção oitentistaEye of the tiger, do grupo Survivor.

O segredo
as o que fez com que essas músicas fossem as mais lembradas? O resultado final do Hooked on music deve ser divulgado apenas no próximo ano, porém, é possível especular. Para começar, a canção Wannabe se encaixa no ritmo mais memorável da pesquisa: o pop. Depois, começa logo com uma repetição do refrão, que costuma ser a parte mais lembrada pelos usuários.

A letra também é um aspecto importante da construção de um hit por meio da identificação com a situação cantada na música. Wannabe, por exemplo, fala de uma mulher que busca um namorado que queira se doar por completo e aceite suas amizades. Já Eye of the tiger, do grupo Survivor, é um lema de sobrevivência. “Crescendo, direto ao topo/ Tive a coragem, conquistei a glória/ Percorri um longo caminho, agora eu não vou parar”, diz um trecho da canção.

Se trouxermos a fórmula para situações atuais basta pensar nas músicas mais tocadas de 2014 como Happy(Pharrell Williams), Shake It off (Taylor Swift) e All about that bass (Meghan Trainor). Todas têm uma batida contagiante e ainda contam com letras que podem se encaixar facilmente no contexto de várias pessoas. A canção de Pharrell é um sinônimo de felicidade, o single de Taylor é uma libertação e um flerte da artista com o gênero pop, enquanto o primeiro sucesso de Meghan tem tudo a ver com derrubar antigos padrões de beleza.

“O artista também precisa se adaptar às tendências e flertar com vários estilos musicais como pop, rock, hip-hop e música eletrônica. É importante ter uma música cheia de personalidade para que o público realmente queira comprar”, defende Guilherme Tintel, do portal It Pop, site especializado no mundo da música pop.

Os hits mais memoráveis


1. Wannabe (Spice Girls)
2. Mambo No. 5 (Lou Bega)
3. Eye of the tiger (Survivor)
4. Just dance (Lady Gaga)
5. Pretty woman (Abba, SOS e Roy Orbison)
6. Beat it (Michael Jackson)
7. I will always love you (Whitney Houston) e Don't you want to a miss a thing (The Humam League)
8. I don't want to miss a thing (Aerosmith)
9. Poker face (Lady Gaga)
10. Mmmmbop (Hanson)

Os possíveis caminhos de um hit

1. Faça uma canção pop, músicas do gênero têm sempre mais chance de virar sucesso;

2. Aposte em uma batida contagiante com influências de vários ritmos;

3. Escolha um tema que possa conversar com qualquer tipo de pessoa;

4. Amor, volta por cima e desilusões são os temas mais usados nos hits;

5. Escreva uma refrão com repetições que sejam fáceis de gravar na memória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário