Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ECONOMIA Agências do trabalho com guichês para micros

Publicado por Branca Alves


Por Amanda Claudino
Da Folha de Pernambuco
Até o fim do ano, as Agências do Trabalho serão remodeladas e oferecerão outros serviços à população pernambucana. Segundo a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco, 25 unidades de atendimento contarão com guichês específicos da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco S/A (Agefepe) voltados para a liberação de financiamentos para as micro, pequenas e médias empresas – e da Secretaria Executiva de Fomento ao Empreendedorismo, que atenderão empreendedores autônomos. As agências passarão, ainda, por mudanças nas suas estruturas físicas, onde serão investidos pelo menos R$ 1,2 milhão, e nos seus organogramas.
Espaços serão reestruturados com o objetivo de oferecer novos serviços (Foto: Sérgio Bernardo/Arquivo Folha)
As mudanças estão sendo discutidas em conjunto com os gestores das cidades que possuem agências do trabalho, por meio de visitas feitas pelo secretário Antonio Carlos Maranhão. Na próxima semana, será realizado o último encontro, em São Lourenço da Mata. “Nós já tínhamos convênios com essas prefeituras e estamos fazendo outros, numa nova modelagem. Nós percebemos que o Estado é que tem a responsabilidade de realizar e organizar as políticas públicas dentro das unidades”, explicou a secretária executiva da pasta, Angela Mochel.
Com as implantações dos guichês para atendimento aos autônomos – que, atualmente, só está presente na unidade do bairro da Boa Vista – e para o fomento dos pequenos empresários, a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) aumentará seu âmbito de atuação. “As agências do trabalho têm o objetivo de promovor a geração de renda e o trabalho formal. Hoje, somos mais voltados para este segundo ponto e, com essa nova característica seremos voltados para os dois âmbitos. Poderemos oferecer o pacote completo para os trabalhadores”, afirmou Angela, ressaltando que algumas agências estão sendo reformadas e modernizadas.
Com as reformulações, outra iniciativa que está sendo fortalecida nesta ação é a das Comissões Municipais de Emprego. Ao todo, 152 estão catalogadas. “Elas contam com a presença de representantes dos governos, dos trabalhadores e dos empregadores das regiões onde estão alocadas e se reúnem mensalmente para discutir como promover desenvolvimento. Estamos sugerindo que elas sejam fortalecidas, para que possam nos enviar mais demandas para qualificação, para que enxerguemos o que é melhor em cada região”, destacou Angela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário