Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

SAÚDE Nada de tomar suplementos por conta própria


Eles têm proporcionado bons resultados no ganho de massa muscular e na perda de peso, mas precisam ser ingeridos na dose certa para não causar efeitos colaterais


?O certo é prescrever o uso de suplementos de forma individualizada

?O certo é prescrever o uso de suplementos de forma individualizada", alerta Laiz.

Flora Pimentel/JC Imagem

Quem está interessado em usar suplementos alimentares também deve procurar um nutricionista. Eles têm proporcionado bons resultados no ganho de massa muscular e na perda de peso, mas precisam ser ingeridos na dose certa para não causar efeitos colaterais.

“O certo é prescrever o uso de suplementos de forma individualizada. Nunca se deve fazer uso deles por indicação própria, porque não há uma pessoa que tenha as mesmas necessidades nutricionais que outra”, adverte a nutricionista Laiz Cabral. Outra dica importante da especialista é adquirir apenas os que são regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O produto, porém, não deve ser confundido com anabolizantes (que são hormônios que causam graves consequências para o organismo) nem com medicamentos. “É extraído de alimentos. O corpo sabe o que fazer com seus nutrientes. É diferente de um remédio”, compara a também nutricionista Gilmara Nascimento.

Suplementos são bastante usados pelos malhadores para aumentar a massa muscular. Neste caso, eles devem ser à base de proteínas. Indica-se que sejam ingeridos antes do exercício, por ser fonte de energia e evitar a ação deletéria do exercício na massa muscular.

“Quando se malha, as fibras musculares ficam em atrito, o que causa microlesões. A proteína no pré-exercício ajuda a evitá-las”, diz Gilmara, acrescentando que, por isso, não é aconselhável malhar em jejum.

Há um tipo específico de suplemento para dar energia para quem pratica atividades de corrida e é ideal para atletas de triatlon ou futebol. Existem ainda carboidratos que geram energia para malhar, indicados para pessoas que já estão com um percentual de gordura satisfatório e também abaixo do recomendável. 

“Oferece energia sem retirar da gordura e da massa muscular”, conta Gilmara. Para pessoas magras que têm o metabolismo acelerado e não conseguem engordar só com alimentação, existe um suplemento em forma de shake que fornece até 500 calorias. 

Mas, para quem quer emagrecer, os nutricionistas indicam os termogênicos, a maioria deles à base de cafeína. “Eles não devem ser tomados de forma indiscriminada porque podem causar problemas cardíaco, insônia, excesso de suor. 

Mas se ingeridos de acordo com o biotipo da pessoa, têm excelentes resultados porque aceleram o metabolismo, permitindo o emagrecimento”, elogia Laiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário