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sábado, 24 de agosto de 2013

Música » Herbie Hancock empolga na Mimo Paraty

AD Luna - Diarios Associados
Publicação: 24/08/2013 21:12 

Público vibrou com o jazz fusion do tecladista e pianista norte-americano. Foto: Beto Figueiroa/Movimento Mimo
Público vibrou com o jazz fusion do tecladista e pianista norte-americano. Foto: Beto Figueiroa/Movimento Mimo

Herbie Hancock fez jus às expectativas com uma memorável apresentação na noite de sexta-feira (23), no Mimo Paraty, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o festival, nascido em Olinda, tem edição realizada na aconchegante cidade fluminense.

Um ótimo público encheu a Praça da Matriz e vibrou com o jazz fusion do tecladista e pianista norte-americano. Ele por si só já é um espetáculo à parte, porém, o espetáculo se engradeceu ainda mais com a performance dos músicos que o acompanharam.

Cada um deles é igualmente mestre nos instrumentos que toca e também tiveram seus momentos de destaque individual. 

Virtuose da tabla, instrumento indiano percussivo de execução bastante complexa, Zakir Hussain sabe como poucos introduzir e casar a linguagem da musicalidade do extremo Oriente com os sons ocidentais.

O baterista Vinnie Colaiuta já tocou com artistas dos mais diversos estilos, a exemplo de Frank Zappa, Sting, Joe Satriani, Chick Corea, Jeff Beck e até com o grupo de thrash metal Megadeth. Como demonstrado no show desta noite, tais vivências provavelmente contribuíram para sua pegada forte casar bem com o som cheio de swing de Hancock e as fortes e marcantes linhas de baixo Lionel Loueke.

No bis, Hancock e seu grupo tocaram os "hits" Rockit e Chamaleon emendadas uma na outra, para satisfação do povo presente na praça. Bnegão e os Seletores de Frequência encerram a noite.

Mais cedo, o alemão Stephan Micus comandou uma verdadeira sessão contemplativa na Igreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. Formatado em suas pesquisas na musicalidade de tradicional de lugares como Japão, Armênia, África, Irlanda e Grécia, seu trabalho é um convite à introspecção. Entre uma música e outra, ele explicava a origem dos instrumentos e dos sons que executava com destreza e sensibilidade.

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