Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2013

Água: preservar é preciso

Falta de abastecimento é realidade, mas falta trabalho de conscientização


21/09/2013 09:05 - Priscilla Costa, da Folha de Pernambuco

Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Recife polui mais do que aproveita os seus rios
Seja para higiene pessoal, alimentação, hidratação do corpo ou mesmo para lazer. A água está presente no cotidiano de cada um. No entanto, por maior que seja a importância dela, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto é indispensável para a vida humana. Com a intenção de conscientizar sobre a melhor forma de conservação e tratamento da água, foi instituído o Clean Up The World (CUW), conhecido como o Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios, Lagos e Lagoas, comemorado todo terceiro sábado de setembro, desde 1986. Coordenado pela Organização Não-Governamental americana The Ocean Conservancy, o dia é um dos mais bem sucedidos eventos que envolvem voluntários no mundo.
    Pioneira da ação no Brasil, a Solar Coca-Cola, engarrafadora do Sistema Coca-Cola, firmou parceria com a ONG, onde, desde 1994, apoia e realiza ações na região em que atua: Nordeste, Mato Grosso, parte de Tocantins e de Goiás, limpando rios, praias e lagoas das principais cidades em que está presente. Em Pernambuco o evento, que está em sua 12ª edição local, promove, hoje, das 8h30 às 12h, um mutirão de educação ambiental para recolher lixo e conscientizar os banhistas sobre a importância de manter praias e rios limpos, a partir de uma caminhada de aproximadamente dois quilômetros. Este ano, a ação será realizada na praia de Gaibu, em Suape, e nas margens do Rio São Francisco, em Petrolina. Nesta edição, as beneficiadas serão a Cooperativa Mista de Serviços do Cabo (COOMSERC), de Suape, e Sanvalle Gestão Ambiental, de Petrolina. A expectativa para este sábado, é que a ação envolva cerca de 800 voluntários do entorno.
    A Agência Nacional de Águas (ANA), por meio da Gerência de Uso Sustentável de Água e Solo (Geusa), financia a elaboração e implementação de sistemas de reuso de água complementares ao tratamento de esgoto. “Temos projetos focados no desenvolvimento de ações de conservação e uso racional da água em edificações públicas, onde focamos no seu reuso para utilidade na indústria ou para irrigação na agricultura. Além disso, estimulamos o reaproveitamento da água das chuvas como uma fonte alternativa. Assim, cumprimos o nosso papel quando o foco é conscientização e sustentabilidade”, declarou o especialista em recursos hídricos da ANA, Eduardo Felipe.
    Por falar em água, é importante ressaltar que canalização e tratamento de água e esgoto, limpeza de vias públicas, coleta e tratamento de resíduos são parte do saneamento. O fornecimento adequado desses serviços evita que as doenças se espalhem e assegura a qualidade ambiental. Conforme a gerente de controle de qualidade da Compesa, Keyla Santos, é a partir do tratamento que se é possível oferecer para as pessoas uma água pronta para beber, sem riscos à saúde. “O processo de tratamento se dá por várias etapas rigorosas que vão, desde a barragem até chegar às torneiras das casas, livre de impurezas e pronta para uso, sem oferecer riscos à saúde do morador”, afirmou. Para quem tem reservatório de água, a gerente alertou: “Não adianta a água passar por vários processos de tratamento, se o morador não limpa o seu reservatório. É preciso que, a cada seis meses, se faça uma limpeza a fim de evitar que a água seja recontaminada com a sujeira do reservatório”.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário