Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Corpo de Dominguinhos segue para Garanhuns; dia será de homenagens

Chegada no Agreste está programada para as 13h


26/09/2013 10:00 - Publicado por Danúbia Julião, com informações da assessoria
Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Além dos filhos do sanfoneiro, três irmãos, que não puderam acompanhar o enterro em julho, estão presentes
Em meio à emoção e canções em homenagem ao sanfoneiro Dominguinhos, amigos, familiares e fãs se reuniram desde o início da manhã desta quinta-feira (26) e acompanham o cortejo dos restos mortais do artista, do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, até Garanhuns, sua cidade Natal. Na ocasião, três irmãos de artista que não puderam acompanhar o enterro no mês de julho, estão presentes. Maria da Conceição, Maria Auxiliadora e Valdomiro Moraes moram no Rio de Janeiro.
Acompanham esse momento também Mauro Moraes e Liv Moraes, filhos do sanfoneiro. O sepultamento está previsto para ser realizado às 13h, no cemitério São Miguel. Às 7h30, dois ônibus com um grupo de familiares, jornalistas, músicos e amigos do cantor saiu para acompanhar todo o percurso. A concentração do cortejo da capital pernambucana aconteceu às 6h, no Bar e Restaurante Arriégua, no bairro Cidade Universitária. Ao chegar em Garanhuns, no pórtico de entrada, haverá uma queima de fogos simbólica.
O cortejo passará pela avenida Rui Barbosa, rua XV de Novembro, avenida Dantas Barreto, avenida Barão do Rio Branco, rua Melo Peixoto e Luiz Burgos, chegando ao cemitério São Miguel – local onde está o mausoléu, construído por meio de um projeto da Secretaria Municipal de Planejamento.
Artistas de Garanhuns e de todo o estado de Pernambuco farão homenagens ao sanfoneiro. Num palco montado nas proximidades do cemitério, irão se apresentar a Orquestra Manoel Rabelo, o coral de crianças “Orquestrando Vidas”, a Escola e Orquestra Sanfônica Dominguinhos – que, inclusive, foi apadrinhada pelo Mestre –, reisados e sanfoneiros de toda a região do Agreste Meridional. Haverá também um momento solene com a benção do bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães.
Esquema de Segurança
O cortejo será escoltado por aproximadamente 78 homens trabalhando em 16 motos e 11 viaturas. Seguindo pela BR 232 e BR 423, batedores da PRF acompanharão o percurso. A ação terá um efetivo de 15 agentes de trânsito, 20 guardas municipais, 30 policiais militares, cinco bombeiros militares e oito agentes da PRF. No cemitério São Miguel, os guardas municipais e mais seis homens da cavalaria da PM estarão fazendo a segurança interna.
PROGRAMAÇÃO EM GARANHUNS:
10h30 – Palco montado na rua Luiz Burgos, que é a rua do cemitério de São Miguel, inicia a programação para a concentração do público presente.
— Orquestra Manoel Rabelo abre a programação com músicas de Dominguinhos;
— Desfile da Escola Municipal de Educação Integral Miguel Arraes de Alencar – que homenageou Dominguinhos no 7 de Setembro;
— Coral de crianças “Orquestrando Vidas” do CRAS Magano;
— Apresentação dos Reisados de Garanhuns, em homenagem a Dominguinhos;
— Leitura do Cordel de Gonzaga de Garanhuns com a história de Dominguinhos;
— Apresentação da “Escola e Orquestra Sanfônica Dominguinhos”, com o professor Eder e alunos;
— Apresentação dos sanfoneiros de Garanhuns e região (mais de 50), executando a música “Onde o Nordeste Garoa”, “No meu Garanhuns” e “De volta pro meu aconchego”, acompanhados por Zezinho de Garanhuns, Gena de Altinho, Gláucio Costa, Ronaldo Cesar e vários cantores/forrozeiros.
CHEGADA DO CORTEJO EM GARANHUNS (previsão 13h)
— Chegada em Garanhuns com a passagem pelo pórtico do município, seguindo em cortejo pelas principais ruas e avenidas;
— Bênção do Bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães;
— Durante o sepultamento, se apresenta a Orquestra Sanfônica do Rio Grande do Norte, com 23 crianças de 8 a 16 anos tocando o Hino Nacional e a música “Sanfona Sentida”;
TODOS DE VOLTA AO PALCO:
— Canta Mourinha do Forró com a música-tributo “Saudade de Dominguinhos”;
— Fala do Prefeito Izaías Régis;
— Canta Liv Moraes “De volta pro meu aconchego…” e “Só quero um xodó…”;
— Canta Valdonys;
— Canta Camarão e Salatiel;
— Cezzinha e demais artistas se alternam no palco e prestam homenagens cantando, juntos, músicas de Dominguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário