Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Educação » PROJETO ELEGE ALUNO NOTA 10

Publicação: 26/09/2013 07:46 

Raysa comemora a premiação com colegas. Foto: Antônio Tenório/Divulgação PCR
Raysa comemora a premiação com colegas. Foto: Antônio Tenório/Divulgação PCR
A estudante Rayza Ponciano, de 14 anos, aluna da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, foi escolhida Aluna Nota 10, premiação concedida na última quarta-feira pela rede municipal do Recife. Ela concorrreu ao título com outros 33 estudantes, mas foi eleita pelos colegas por ser a aluna mais leal e a que fala sempre a vedade, respeita os professores e funcionários e mantém o ambiente de estudo limpo. 

Rayza foi premiada com um fim de semana com a família em Porto de Galinhas, no próximo dia 29. “Vou com minha mãe e meus dois irmãos mais novos. Fiquei muito feliz de ser a escolhida, principalmente porque quem me indicou para esse sorteio foram meus colegas”, comemorou, em meio aos abraços dos amigos.
O projeto é uma parceria da Prefeitura do Recife com empresários locais e o Movimento Novo Jeito.

A eleição aconteceu em duas etapas: primeiro, cada classe votou no colega que mais fala a verdade, é companheiro e respeita a todos. O segundo passo foi sortear, entre os campeões de cada sala, quem seria o ganhador do passeio e do título de Aluno Nota 10 de toda a escola. O sorteio mobilizou as escolas na última quarta-feira, com direito a torcida e grito de guerra para apoiar os concorrentes. 

Todos os vencedores têm direito a levar três familiares à Companhia do Lazer, centro de diversões de Porto de Galinhas que conta com piscina, laguinho, brinquedos infláveis e uma série de outras atividades. A saída está marcada para as 7h de domingo, com retorno previsto para as 17h. Transporte, alimentação e estadia estão garantidos pela organização do projeto.

Até dezembro deste ano, o projeto Aluno Nota 10 vai premiar, todos os meses, um grupo de 34 estudantes das escolas municipais do Recife. Os indicados para o sorteio deverão ser eleitos pelos próprios companheiros de classe de acordo com critérios como falar sempre a verdade, respeitar professores e funcionários, manter o ambiente de estudo limpo e ser leal com os outros.

PROGRAMA – O Aluno Nota 10 faz parte do Programa Juntos pela Educação. Lançado em agosto, é uma parceria entre a Prefeitura do Recife, o Movimento Novo Jeito e empresários locais. A iniciativa engaja o poder público, terceiro setor e iniciativa privada em ações de promoção da cidadania e valorização da escola pública. O público-alvo são os estudantes, pais, funcionários e comunidades das 34 escolas municipais com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

“Uma mobilização como esta do Aluno Nota 10 mostra o quanto os alunos estão interessados em participar do dia a dia da escola, ávidos por aprender coisas novas. Essa participação maior dos estudantes faz parte do novo modelo de ensino que estamos implantando na rede municipal”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa.

Para Fábio Silva, do Novo Jeito, a ação desta terça mostra aos alunos que a vida escolar não se resume a aprender história, geografia ou matemática. “Eles estão entendendo que, quando fazem coisas do bem, o bem volta para eles. Estamos iniciando um processo que faz com que os estudantes se identifiquem como bons cidadãos”, avaliou.

A diretora da Escola Professor Antônio de Brito Alves, Maria Tereza Fragoso de Oliveira, espera que o projeto renda mais frutos no futuro. “É uma ação importante para reforçar, entre os alunos, a valorização do estudo e o respeito pelos outros.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário