Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Empresa realiza estudo em busca de petróleo e gás

GABRIEL MAYMONE 

foto
Foto: Divulgação
Técnicos aguardam autorização da ANP para iniciar mapeamento do solo de MS;
Equipes da empresa ANDL Geofísica estão em Cassilândia com objetivo de elaborar estudo técnico para encontrar petróleo e gás em Mato Grosso do Sul. A empresa ganhou uma licitação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e aguarda autorização para iniciar os trabalhos. As informações são do Cassilândia News.
O departamento de jornalismo da Rádio Patriarca de Cassilândia foi ao local e conversou com Paulo Dilson, funcionário da empresa. Ele explicou que Cassilândia será o município de apoio da empresa. Todo o equipamento será levado ao município, de onde os técnicos começarão os trabalhos.
Paulo disse que Cassilândia foi escolhida por "estratégia de zona de interesse". O estudo será feito saindo "para Chapadão do Sul ou para Três Lagoas". Os funcionários da empresa também passarão por Água Clara, Campo Grande, pela BR-262 e outras rodovias de MS. "A intenção é abranger todas essas estradas", disse.
Ele contou que as equipes ficarão em Campo Grande e usarão Cassilândia como apoio. "Ficaremos de 3 a 4 dias em cada cidade, circulando por hotel. Depois a gente acaba voltando para cá, onde finalizaremos o estudo", disse o funcionário em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca.
O trabalho é realizado por 8 caminhões. "São máquinas que vão trabalhando simultaneamente sobre o asfalto. Tem uma prancha que emite vibração, que de 20 metros você não sente. Essas vibrações tiram fotos do subsolo. Tem um sismógrafo que estará registrando todo o processamento feito por profissionais geofísicos, e eles avaliam o que pode haver no subsolo".
Paulo Dilson disse que o interesse da empresa é em encontrar petróleo e gás: "O estudo nunca diz que, com certeza, aqui tem. Trabalhamos com possibilidades de vestígios de ter ou não petróleo ou gás. Aqui estamos muito esperançosos por tudo que tem em volta da bacia. A probabilidade é muito boa", afirmou, dizendo ainda que o resultado será entregue a ANP.
E, ao final, Paulo avaliou: "Este estudo sísmico vai trazer, com certeza, desenvolvimento para a região. Não vamos causar nenhum impacto negativo para a sociedade. Estamos para colaborar com o desenvolvimento da região".
Emprego 
A empresa contratará pessoas de Cassilândia para trabalhar como, por exemplo, motorista. O interessado deverá conhecer a região de MS. Segundo Paulo, três pessoas da cidade já foram contratadas. Em aproximadamente, 15 a 20 dias, a empresa estará com escritório e, então, receberá currículos dos interessados.  

02/09/2013 15h33

Nenhum comentário:

Postar um comentário