Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 7 de setembro de 2013

EUROPA Itália: limite de déficit deve ser respeitado em 2014

A Itália assumirá a presidência rotativa da UE no período

Publicado em 07/09/2013, às 12h48

Da Agência Estado

O ministro da Economia da Itália Fabrizio Saccomanni, disse neste sábado que o país não pode se dar ao luxo de entrar no segundo semestre de 2014 com um procedimento de déficit excessivo da União Europeia. A Itália assumirá a presidência rotativa da UE no período.

O bloco lança o chamado Procedimento de Déficit Excessivo contra um Estado membro que ultrapassa um teto de déficit orçamental. A Comissão Europeia liberou a Itália do procedimento, que envolve fiscalização intensificada, no final de maio após empresas do país começarem a mostrar sinais de recuperação.

"Uma crise de governo... poderia ter como seu primeiro impacto um alargamento do spread, que por sua vez irá desacelerar o crescimento", disse Saccomanni, em uma entrevista à rede de TV Sky TG 24, durante conferência em Cernobbio, na Itália. Com mais tensões no mercado de títulos públicos, Saccomanni disse que seria mais difícil respeitar o limite de 3% para a relação dívida/PIB da União Europeia. "Não podemos nos dar ao luxo de chegar à presidência europeia com um procedimento por déficit excessivo. Pelo menos, eu não estou disposto a contribuir para isso", disse ele.

A frágil coalizão de governo da Itália está em risco de colapso após Silvio Berlusconi, líder do partido de centro-direita PDL, que apoia o governo de Itália, perdeu o último recurso contra a condenação por fraude fiscal em agosto. Berlusconi nega qualquer irregularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário