Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 7 de setembro de 2013

IBGE Desvalorização do real já pressiona inflação, diz IBGE

Entre os itens que já sentem esse reflexo está a farinha de trigo, que impacta diretamente o preço de pães e cerveja, por exemplo

Publicado em 06/09/2013, às 11h25

Da Agência Estado

A desvalorização do real ante o dólar já começa a ter reflexos na inflação de alguns produtos alimentícios no País, segundo a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos. Entre os itens que já sentem esse reflexo está a farinha de trigo, que impacta diretamente o preço de pães e cerveja, por exemplo.
"No índice desse mês a gente já vê alguma informação que nos leva a concluir que o dólar teve efeito, como a farinha de trigo que saiu de 1,33% em julho para 2,68% em agosto", afirmou a coordenadora. Segundo Eulina, o impacto do dólar "está espalhado em toda a economia, em empréstimos da indústria, mas nos alimentos os efeitos já aparecem neste mês."
Outro produto influenciado foi o Leite Longa Vida, item com maior alta em toda a pesquisa de inflação para agosto. O produto registrou alta de 3,75% em agosto, e contribuiu com 0,04 p.p no IPCA. A desvalorização cambial afeta produtos como adubo, farelo de milho e ração, que pesam na composição do preço do leite.
"O leite também é influenciado pelo período de entressafra, que sofre com a onda de frio, e pela alta da demanda também vista de grandes períodos de frio que o pais vem enfrentando", completa a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário