Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 15 de setembro de 2013

IMPASSE Acordo entre EUA e Rússia permitiu evitar a guerra, diz ministro sírio

Sergei Lavrov e John Kerry chegaram no último sábado (14) a acordo sobre um plano de eliminação das armas químicas sírias

Publicado em 15/09/2013, às 17h03

Da Agência Brasil

O acordo entre os Estados Unidos e a Rússia sobre a eliminação de armas químicas na Síria permitiu evitar a guerra, disse neste domingo (15) o ministro sírio da Reconciliação, Ali Haïdar. "Saudamos este acordo. Por um lado, ajuda os sírios a sair da crise e, por outro, permitiu evitar a guerra, retirando o argumento de quem queria provocá-la", disse, em entrevista a uma agência de notícias russa.
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, chegaram no último sábado (14) a acordo sobre um plano de eliminação das armas químicas sírias. O acordo dá uma semana a Damasco para apresentar a lista dessas armas e prevê a adoção de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto. Inspetores entrarão na Síria até novembro com o objetivo de eliminar as armas químicas do país até meados de 2014.
O acordo reduziu as ameaças de ataque pelos EUA para punir o regime do presidente sírio Bashar Al Assad, acusado de liderar um ataque com armas químicas que causou centenas de mortes no último dia 21 de agosto, perto de Damasco. O acordo de Genebra "garante um apoio internacional para que todos os representantes do povo sírio se sentem à mesa de negociações e resolvam os seus problemas internos numa próxima etapa", disse o ministro da Reconciliação sírio.
Várias capitais europeias demonstraram aprovação ao acordo, que também recebeu o apoio da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário