Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Localizado na Boa Vista, museu mais antigo do Brasil receberá obra de acessibilidade

Orçado em R$ 270 mil, serviço tem previsão para ser concluído em fevereiro de 2014


12/09/2013 18:17 - Geison Macedo, com informações da assessoria

O Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, será contemplado com obras de acessibilidade física e comunicacional. Com investimento da ordem de R$ 270 mil, oriundos do patrocínio do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o serviço tem previsão de ser concluído em fevereiro de 2014. A construção, fundada em 1862, é o primeiro museu do País.
Reprodução/Internet
Serviço tem previsão de ser concluído em fevereiro
A reforma inclui a implantação de uma plataforma elevatória no interior do prédio principal do tipo cabinada; construção de rampas de acesso na entrada e no interior do Museu; inserção de marcações podotáteis com a função de direção e alerta de desníveis e obstáculos;instalação de anéis de corrimão para deficientes visuais; adaptação de sanitários; e alinhamento do piso do pátio interno que dá acesso aos sanitários para eliminar os desníveis.
A reforma prevê ainda a possibilidade de uma experiência multissensorial ao público, com a identificação de placas em braile nas peças do acervo. Monitores e funcionários do IAHGP participarão de oficina de acessibilidade física e comunicacional para melhor atender a população.
O projeto arquitetônico da obra é de autoria do arquiteto José Luiz Mota Menezes que, entre outros, foi responsável pela recuperação da Sinagoga Kahal Zur Israel. A iniciativa também tem participação dos arquitetos Fábio Pestana, especialista em Intervenções em Sítios Históricos e em Patrimônio Cultural, e Cecília Barthel. Museu mais antigo do Brasil, o IAHGP é depositário de importantes e raros documentos da história do Estado e do País. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário