Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

VIOLÊNCIA SDS afasta das ruas policial que atuou durante manifestações no Dia da Independência

Sargento, cujo nome não foi divulgado, foi flagrado jogando adolescente em camburão e disparando ofensas contra ela

Publicado em 09/09/2013, às 21h03


Da editoria de Cidades

 / Foto: Igo Bione/JC Imagem

Foto: Igo Bione/JC Imagem

A Secretaria de Defesa Social (SDS) afastou do serviço operacional um policial militar que atuou durante as manifestações do último sábado, Dia da Independência. O sargento do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha, cujo nome não foi divulgado pela SDS, foi flagrado pela imprensa jogando uma adolescente dentro de um camburão e disparando ofensas contra ela. A determinação partiu do governador Eduardo Campos. A conduta do PM será investigada pela Corregedoria-Geral da SDS e, enquanto o procedimento não for concluído, ele não atuará nas ruas, ficando restrito a funções administrativas.
“Já mandamos instaurar um inquérito e esse policial foi afastado. Vai ficar na área administrativa”, afirmou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. O sargento da Radiopatrulha está afastado desde domingo.
A menina foi imobilizada próximo à Praça do Derby, área central do Recife, e levada para uma viatura por homens do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). No momento, o PM da Radiopatrulha gritou para colocá-la “no xadrez”, dizendo que ela estava conseguindo seus “15 minutos de fama”. Em seguida, ele tirou a garota do banco de trás do carro e a lançou com violência no xadrez do camburão. Trancou as portas, proferiu um palavrão contra a garota e saiu caminhando normalmente, segurando a arma na cintura.
Damázio disse que os procedimentos administrativos instaurados na Corregedoria-Geral da SDS têm prazo de 30 dias, mas podem ser prorrogados. “As redes sociais estão mostrando a repercussão das supostas vítimas. Essas pessoas precisam procurar a Corregedoria da SDS. Qualquer excesso será apurado”, afirmou. Ele observou ainda que as detenções foram efetuadas com base em imagens registradas pelo monitoramento eletrônico da secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário