Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Acidentes » Comitê estima crescimento de 8,3% nas mortes com motos

Publicação: 05/11/2014 08:40 


Criado em maio de 2011, o Comitê Estadual de Prevenção de Acidentes com Moto (Cepam) teve em seu primeiro ano de implantação uma redução de 16,7% nesse tipo de ocorrência. Parecia que o cenário sombrio das mortes teria uma diminuição progressiva. A meta do comitê era de reduzir os óbitos em 6% ao ano, mas pela primeira vez, desde que foi criado, a expectativa é de um aumento nas mortes em 8,3%. Em 2013, 757 pessoas morreram e até o fim de 2014, o número pode chegar a 820 mortes.

O retrocesso, segundo o Cepam, está diretamente ligado à falta de compromisso dos municípios na fiscalização. A região do Araripe é a campeã em acidentes no estado, com uma média de 60 ocorrências para cada 100 mil pessoas. A situação é ainda mais grave no município de Trindade, que tem uma média proporcional de 100 acidentes por 100 mil habitantes. 

“A Organização Mundial de Saúde já considera epidemia 10 acidentes para cada 100 mil. Trindade está 10 vezes acima do percentual de epidemia”, apontou o presidente do Cepam, o médico João Veiga. 

Para tentar reduzir as mortes, o Cepam vai realizar uma ação de conscientização na rota do município de Ouricuri no período de 13 a 30 de novembro. Entre os parceiros, a Associação Moto Amiga, criada pelos concessionários da Honda. “Para a gente é importante dar orientação para que as pessoas pilotem de forma segura e para isso firmamos parceria com o Detran e a Geres de Garanhuns e Ouricuri”, revelou Marcelo Sadi, da Honda.

É justamente o interior que está preocupando mais o Cepam. A região do Pajeú aparece em segundo lugar nos acidentes com uma média de 55 mortes a cada 100 e em terceiro o polo têxtil do Agreste, com cerca de 40 mortes a cada 100 mil. A Região Metropolitana do Recife surge em 4º lugar, com média de 18 a 22 mortes a cada 100 mil pessoas. 

Dramas

O funcionário público Edson José da Conceição, 32 anos, deu entrada no setor de traumatologia do Hospital da Restauração (HR) no dia 3 de setembro. Ele se acidentou quando voltava do trabalho em Abreu e Lima. “Eu quis cortar caminho e entrei numa rua pela contramão e bati de frente com um carro”, contou. 

Ele sofreu fratura na bacia e no fêmur. Na mesma enfermaria encontramos Apolo José Alves da Silva, 23 anos, que se acidentou no último dia 23 de outubro. Também entrou na contramão e fraturou a bacia e o femur. “Foi imprudência. Se eu voltar a andar de moto, vou ter mais cuidado”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário