Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ZONA SUL Compesa identifica água contaminada em prédios de Boa Viagem

Onze poços analisados apresentaram contaminação por chumbo e manganês

Publicado em 13/11/2014, às 15h08


Do JC Online

Investigação começou após o resultado da análise da água de um poço localizado na Rua Dona Maria Carolina / Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem

Investigação começou após o resultado da análise da água de um poço localizado na Rua Dona 


Maria Carolina


Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem

Onze prédios do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, estão com a água dos poços contaminadas por metais. A identificação foi feita pela Compesa, que solicitou análise ao Laboratório de Análises Químicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A investigação começou após o resultado da análise da água de um poço localizado na Rua Dona Maria Carolina. 


Os moradores do edifício enviaram uma amostra para análise. O líquido estava contaminado com chumbo e manganês, 14 vezes mais do que o volume admitido pelo Ministério da Saúde. Depois de receber o laudo, os moradores pediram para que o fornecimento de água fosse feito pela Compesa novamente.
O Laboratório de Análises Minerais, Solos e Água da UFPE (Lamsa) testou a água de poços em um raio de 400 metros do primeiro poço contaminado identificado. 

A água, de acordo com o órgão, não é de responsabilidade da Compesa, pois se tratam de poços particulares. Além do poço da rua Dona Maria Carolina, os outros ficam na Rua Ministro Nelson Hungria (dois), Rua Padre Bernardino Pessoa (cinco) e Rua Professor Júlio Ferreira de Melo (três).

O chumbo na água pode provocar fraqueza, dores abdominais, anemia, náuseas, fadiga, dores de cabeça e perda de funções cognitivas. Isso pode progredir para distúrbios de comportamento, alterações da marcha e do equilibrio, agitação psicomotora, alterações de consciência, convulsões e coma.

A contaminação por manganês acarreta excitação psicomotora, irratabilidade, déficit de memória e dificuldade de concentração, insônia, diminuição da libido e comportamentos compulsivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário