Imunização será oferecida em 7.350 postos de saúde em Pernambuco e deve atingir 1,2 milhão
de animais
Publicado em 01/11/2014, às 10 h 09
Do JC Online
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Cerca de 1,2 milhão de cães e gatos devem ser vacinados em Pernambuco durante a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A ação de imunização contra a raiva, no entanto, não consegue atingir os animais abandonados nas ruas. De acordo com a Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais (Seda), só no Recife 100 mil não têm lar. Organizações não governamentais e abrigos colaboram para mudar esta realidade, mas enfrentam dificuldades financeiras. A vacinação será oferecida neste sábado em 7.350 postos de saúde no Estado. A ação é realizada pelas prefeituras dos municípios em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Movidos pelo amor aos bichos, homens e mulheres resolvem dedicar seu tempo a resgatar e cuidar de cães e gatos. “Os espaços de acolhimento acabam assumindo o papel do Estado de zelar pelos animais, mas não recebem auxílio do poder público”, diz a presidente do Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco (MDA-PE), Goretti Queiroz.
Segundo o MDA-PE, 50 instituições acolhem animais em Pernambuco. Os abrigos dependem da colaboração de voluntários para executar tarefas básicas, como alimentar cães e gatos. A vontade de proteger os bichos mobilizou a aposentada Simone Sales, 70 anos. Há sete anos ela fundou Movimento de Proteção Colina (MPColina). O abrigo, localizado em Águas Compridas, Olinda, Grande Recife, acolhe 113 cães.
Simone investe R$ 7 mil por mês com gastos como conta de energia, ração e veterinário. “Mantenho o local com a minha aposentadoria e algumas pessoas colaboram.” As doações nem sempre são suficientes e ela já teve que vender parte do terreno do abrigo para pagar as dívidas. Uma das maneiras de ajudar é apadrinhando animais. Interessados podem enviar e-mail para mpcolina21@terra.com.br.
O Abrigo da Sol, em Curcurana, Jaboatão dos Guararapes, cuida de 40 animais e precisa até mesmo de material de limpeza e de higiene. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo fone 8896.3363.
Nenhum comentário:
Postar um comentário