Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 15 de novembro de 2014

LUTO Morre em São Paulo ex-ministro Adib Jatene

Jatene estava internado desde o mês de setembro após sofrer um infarto

Publicado em 15/11/2014, às 09h31


Do JC Online

 / Foto: AFP/Javier Soriano

Foto: AFP/Javier Soriano

Morreu na noite desta sexta-feira (14), aos 85 anos, o médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. O ex-ministro, que estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, morreu devido um infarto agudo do miocárdio.  velório será realizado no anfiteatro do hospital neste sábado (15).

Desde o dia 22 de setembro deste ano Jatene havia sido internado também após sofrer um infarto. Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito e passado por um cateterismo. No procedimento, ele precisou colocar um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias).

Formado em medicina, Adib relizou durante sua carreira mais de 20 mil cirurgias no currículo e foi primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil.Na política, apesar de não ter se filiado a partidos, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1992, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses). 

Durante sua carreira na política riou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário