Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 24 de janeiro de 2015

BOAS IDEIAS Setor gráfico do Jornal do Commercio tem a primeira semana de cultura e arte


A ideia começou com a formação de uma biblioteca no local e se expandiu para outras vertentes 

da arte

Publicado em 24/01/2015, às 09h40


Germana Macambira

O artista plástico André Soares Monteiro foi um dos convidados da I Semana de Cultura e Arte do Jornal do Commercio / Divulgação




O artista plástico André Soares Monteiro foi um dos convidados da I Semana de Cultura e Arte


 do Jornal do Commercio


Divulgação

A ideia de doar os livros acumulados em casa para o setor gráfico do Jornal do Commercio era despretensiosa. Não sabia a executiva de vendas da mesma empresa, Carol Gonçalves, que esse seria o pontapé inicial para a formação de novos leitores e a criação da I Semana de Arte e Cultura, que aconteceu entre os dias 20 e 22 deste mês, nas dependências da casa gráfica.

“Desapeguei e comecei as doações. Logo ficou clara a necessidade de ampliar a ação. Hoje temos uma biblioteca com mais de 500 livros, disponíveis para os nossos funcionários gráficos”, salientou Carol.

Essa ampliação foi acatada, depois da sugestão do diretor industrial Sátyro Gil, em formar uma biblioteca. E se toda boa ação ‘puxa’ outra, os colaboradores passaram, também, a receber visitas periódicas de escritores, como Marcelo Pereira, Bárbara Lustosa e Cícero Belmar.

“Muitas vezes o ‘não gostar de ler’ significa que há falta de acessibilidade à leitura. Incrementamos a biblioteca e trouxemos alguns escritores. Confirmamos, com isso, o sucesso do projeto”, comentou Sátyro.

Ainda sobre os desdobramentos oriundos das boas ideias, a I Semana de Arte e Cultura do Jornal do Commercio, inseriu nesse contexto outras vertentes da arte, dando oportunidade de conhecimento a quem não tinha acesso a elas.

Durante os três dias do evento, exposição do artista plástico André Soares Monteiro, que cria peças a partir de reciclados, e apresentação do Quinteto Metais Recife e do músico Yuri Souza, estiveram entre as atividades. 

No encerramento do evento, a biblioteca ganhou um nome. Em homenagem a um ex-funcionário da casa, o espaço hoje se chama Vitório Laganá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário