Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Tubarão-martelo e filhote de galha-preta são capturados por pescadores em Tamandaré

Segundo o Instituto Propesca, os animais não ofereciam perigo aos banhistas


19/01/2015 12:42 - Júlia Montenegro, do FolhaPE

Reprodução/Whatsapp
Tubarões foram comercializados pelos pescadores
Dois tubarões foram capturados por pescadores na praia de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado. Um deles media cerca de 2,5 metros e era da espécie martelo, que está na lista de animais marinhos ameaçados de extinção. O animal era macho e foi localizado a cerca dois qulômetros da orla. Já o outro tubarão, que era um filhote da espécie galha-preta, media pouco menos de um metro e também foi pescado no mesmo local. Segundo o presidente do Instituto Propesca, Bruno Pantoja, os animais não ofereciam perigo aos banhistas.
A pesca aconteceu na última sexta-feira (16), mas os detalhes só foram divulgados nesta segunda (19). Os animais já chegaram mortos na areia e vários banhistas foram ao local para fotografar o animal. De acordo com Bruno Pantoja, os tubarões convivem no mesmo local em que os pescadores podem caçar peixes de valor comercial.  Ainda segundo Bruno, é necessário realizar novas técnicas para que o pescador passe a ser mais seletivo e menos predador. 
"É importante capacitar e educar os pescadores para que eles passem a ser menos predadores e mais sustentáveis. No caso desses animais, eles não ofereciam risco a população, já que estavam muito distante da costa pernambucana", revelou Pantoja. Os dois tubarões capturados em Tamandaré foram comercializados pelos próprios pescadores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário