Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 17 de janeiro de 2015

Papa Francisco chega à zona devastada por tufão nas Filipinas

Francisco seguiu de avião de Manila para Tacloban, onde foi recebido por dezenas de 


milhares de pessoas


16/01/2015 22:44 - AFP


O Papa Francisco chegou neste sábado (17) à cidade de Tacloban, no centro das Filipinas, devastada pelo tufão Haiyan em 2013, na maior tormenta já enfrentada pelo arquipélago e que deixou milhares de mortos
Francisco seguiu de avião de Manila para Tacloban, onde foi recebido por dezenas de milhares de pessoas, em meio a um clima úmido e um vento persistente.
Um dos principais objetivos do Papa nesta visita é, exatamente, se encontrar com os sobreviventes do Haiyan (Yolanda nas Filipinas), que em 2013 deixou 7.350 mortos ou desaparecidos, assim como enormes danos nas infraestruturas.
Situada na ilha de Leyte, 650 km de Manila, Tacloban foi o epicentro do tufão Haiyan.
As Filipinas são regularmente varridas por fenômenos climáticos mortíferos.
Em seu discurso da véspera, no Palácio Presidencial de Manila, Francisco citou como exemplo "a força heroica, a fé e a resistência demonstrada por muitos filipinos" diante deste e de "muitos outros" desastres naturais.
O Papa argentino chegou na tarde de quinta-feira às Filipinas, país onde mais de 80% da população é católica.
Em Manila, Francisco denunciou as "desigualdades sociais escandalosas" e proclamou sua firme rejeição a toda forma de corrupção.
"É preciso romper as correntes da injustiça e da opressão que dão lugar a evidentes - e realmente escandalosas - desigualdades sociais". É necessário que cada um proclame sua "firme rejeição a toda forma de corrupção que desvia os recursos destinados aos pobres".
"Agora, mais do que nunca, é necessário que os líderes políticos se distingam por sua honestidade, sua integridade e sua responsabilidade em relação ao bem comum".

Nenhum comentário:

Postar um comentário