Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2013

PARTIDOS PSOL busca fortalecer o partido no interior de Pernambuco

Publicado em 22/09/2013, às 07h58

Beatriz Albuquerque

Pressionado pelo calendário eleitoral que se impõe, o PSOL em Pernambuco realizou nos últimos dois meses plenárias em pelo menos 50 municípios do Estado. O objetivo é fortalecer o partido no interior e eleger delegados que participarão dos congressos nacional e estaduais, onde serão definidos os candidatos às eleições em 2014. O partido pretende disputar a Presidência da República e o governo de Pernambuco, aumentar a bancada federal e conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Passando por toda a Região Metropolitana do Recife e municípios das regiões da Mata Norte, Agreste e Sertão, o PSOL prepara a militância para participar do congresso nacional do partido, que ocorrerá entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro,em Brasília. No evento, que ocorre a cada dois anos, será eleita a nova direção do partido, definida as diretrizes de atuação e planejado os dois anos seguintes. Na ocasião, estará em pauta a definição da candidatura própria à Presidência do País. Entre os nomes que já vem sendo discutidos estão o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que não decidiu se disputará o Planalto ou o governo do Amapá, o deputado federal Chico Alencar (RJ) e o ex-senador Milton Temer (RJ).
“Lançaremos um candidato que represente uma alternativa. Hoje, no Brasil, existe um consenso nas principais candidaturas que sustentam a espinha dorsal do país. Não que todos sejam iguais, mas há um grande acordo econômico que torna os discursos muito similares. Não há tensionamento para questionar o modelo econômico atual”, esclarece Edilson Silva, membro da Executiva nacional do partido. A campanha do PSOL será pautada por três discussões centrais: democracia, política econômica e desenvolvimento sustentável. Questões como a transparência, o voto aberto e a realização de plebiscitos, referendos e audiências públicas estarão presentes nos discursos do futuro presidenciável da legenda.
Para a Câmara dos Deputados, o partido espera triplicar a bancada. “Nós queríamos ter os 500, mas nosso objetivo de fato, será eleger nove candidatos”, brincou Edilson. Atualmente, a bancada do PSOL é formada pelos deputados Ivan Valente (SP), Jean Wyllys (BA) e Chico Alencar.
FOCO
O partido no Estado traçou como foco para os próximos meses concentrar os esforços para a disputa na Assembleia. A legenda já pensa em alternativas para evitar a repetição do episódio protagonizado por Edilson Silva, que conquistou o terceiro melhor resultado na última eleição para vereador, mas não foi eleito por não atingir o quociente eleitoral.

A solução encontrada pelo PSOL, até o momento, será lançar o nome de no mínimo 60 candidatos, aumentando as chances de conseguir uma vaga na Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário