Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

RELIGIÃO Olinda homenageia Nossa Senhora de Guadalupe

Programação em homenagem à santa começa nesta quarta-feira (3) segue até sexta-feira (12), com 

procissões, novenário e brincadeiras para crianças

Publicado em 03/12/2014, às 08h00

Do JC Online

 / Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Erguida em 1626, a Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe, no Sítio Histórico de Olinda, foi o primeiro templo dedicado à santa no Brasil. É um prédio simples, com apenas uma torre sineira e sem maiores adereços. 

Porém, o local recebeu limpeza, teve o piso envernizado e as luminárias trocadas para homenagear a padroeira do México e da América Latina, com uma programação que começa nesta quarta-feira (3) e segue até o próximo dia 12. Entre as atividades, estão novenário, procissões, celebrações eucarísticas e brincadeiras para as crianças em parque de diversões.

“Nossa Senhora de Guadalupe é a mãe de todos. Ela protege e concede graças. Nestes dez dias de festa, vamos celebrar a bondade e agradecer”, afirma o administrador paroquial da igreja, dom Marcelo Gomes.

De acordo com relatos, a santa apareceu para o índio Juan Diego, em 1531, e pediu que ele construísse um templo para ela na colina de Tepeyac, na Cidade do México. Porém, Juan não conseguiu atender ao pedido porque a Igreja Católica não acreditou na história. Para provar que a aparição era real, a santa imprimiu a face divina no avental do índio. Ao apresentar a imagem da Virgem, Juan Diego conseguiu apoio e finalizou a missão. O manto permanece intacto e está exposto na Basílica de Guadalupe na Cidade do México, ao lado da igreja construída por Juan Diego. Todos os anos, o templo recebe cerca de 20 milhões de fiéis, que peregrinam para saudar a Padroeira das Américas. 

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe não é tão forte, mas a expectativa é de que a igreja, com capacidade para 300 pessoas, lote em todos os dias de festa. Muitas pessoas relatam que tiveram graças alcançadas devido à intervenção divina.

A voluntária da igreja, Tina Ribeiro, 49 anos, é uma testemunha. “Eu me tornei seguidora há um ano, depois que vi minha sobrinha alcançar muitas graças por causa de Nossa Senhora de Guadalupe. Estarei aqui em todos os dias do evento para agradecer”, afirma. 

Também há quem tenha conhecido a santa por causa da igreja, como é o caso da autônoma Joana Maria da Conceição. “Conheci a história de Nossa Senhora de Guadalupe porque moro perto da igreja. Sempre que posso vou às missas, que são muito bonitas. Hoje, também acredito que ela é capaz de realizar milagres, como outros devotos relatam”, afirma. 

Para homenagear a Virgem, haverá missas todas as noites a partir das 18h. Nesta quarta-feira (03), uma procissão sai da Rua Professor Fernando Mota, número 17, na 7º RO, Cohab, e seguirá até a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, marcando o início das atividades. Depois, acontece a missa do terço e a celebração eucarística.

No último dia (12), haverá outra procissão com saída da Igreja do Rosário. Uma banda também vai se apresentar para marcar o fim das celebrações. Confira a programação completa na página do Facebook da paróquia de Nossa Senhora da Guadalupe aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário