Brasília, 06/01/2015 - Os cidadãos nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima das suas residências.
Foto Jorge Cardoso

Cerca de 2 milhões de jovens devem ser alistar: 100 mil deverão ser incorporados como recrutas às Forças Armadas
Para cumprir com seu dever cívico, os jovens do sexo masculino precisam apresentar na Junta Militar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3x4 (recente). O prazo para o alistamento militar começou no dia 2 de janeiro e vai até 30 de junho de 2015.
Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais.
Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas.
Ato obrigatório
O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.
Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2015) só poderão participar da seleção em 2016, para se incorporar apenas em 2017.
MOBILIZAÇÃO NACIONAL
Serviço Militar

Além de prover quadros para as Forças Armadas, o Serviço Militar é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional
Essencial para a mobilização do povo brasileiro em defesa da soberania nacional, o Serviço Militar Obrigatório visa o provimento de quadros para as Forças Armadas, a partir da seleção e incorporação de jovens representantes de todas as classes sociais e regiões do País.
O alistamento é obrigatório para os cidadãos do sexo masculino, ao completar 18 anos de idade. Integram também esse universo médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários, de ambos os sexos, que se enquadrarem na Lei de Prestação do Serviço Militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária (MFDV).
Além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas, o Serviço Militar é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional, formando cidadãos com espírito cívico, com valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e forte sentimento patriótico.
Aos jovens selecionados é facultada a permanência no serviço ativo, conforme previsto pelo art. 143 daConstituição Federal. Os recrutas também têm a oportunidade de participar do projeto Soldado Cidadão, que oferece capacitação técnica em diversos ofícios, visando prepará-los para enfrentar o mercado de trabalho em melhores condições – caso optem por não seguir carreira nas instituições militares.
Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto àsForças Armadas no mês de dezembro. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
Ministério da Defesa
61 3312-4070
este é o nosso exército, tem outro ???
ResponderExcluireste é o nosso exército, tem outro ???
ResponderExcluir