De acordo com a família do jornalista, sua situação é delicada
09/01/2015 17:16 - Renato Contente, da Folha de Pernambuco
Peu Ricardo/Arquivo Folha
Bacharel em Direito, dedicou-se à crítica de cinema e, depois, ao colunismo social
O jornalista e colunista da Folha de Pernambuco José de Souza Alencar, conhecido como Alex, continua internado em estado grave, no Hospital Santa Joana, por conta de uma parada cardíaca. De acordo com a família do jornalista, sua situação é delicada e ele está no setor de UTI da instituição. De acordo com boletim médico divulgado às 17h desta sexta-feira (9), ele tem o quadro de infecção respiratória grave, e encontra-se submetido a ventilação artificial e em uso de antibióticos.
Alex nasceu na cidade de Água Branca, no interior de Alagoas, em 5 de agosto de 1926, e radicou-se no Recife em 1947. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife, dedicou-se à crítica de cinema e, depois, ao colunismo social. Atuante no jornalismo há 68 anos, ele se destacou também na crônica literária, gênero que publica em uma coluna na Folha de Pernambuco aos sábados.
Além de ser uma referência da imprensa, o alagoano é autor cinco livros e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL) e do Conselho Estadual de Cultura. Entre as obras assinadas por ele, está o livro "Cadeira vazia", prefaciado por Gilberto Freyre.
Na televisão pernambucana, Alex comandou dois programas que marcaram o Estado: "Sociedade com Alex" e "A Verdade em Família", programa que fez sucesso na TV Jornal, nos anos 1970.
Apesar de bacharel em Direito, Alex nunca quis atuar na área. Como era um apreciador do cinema, ele começou como crítico no Diario de Pernambuco, nos anos 1940. Seu envolvimento com esta arte era tão grande que chegou a ser, também, assistente de direção em “O Canto do Mar” (1952), filme dirigido por Alberto Cavalcanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário