João Vitor Pascoal - Diario de Pernambuco
Publicação: 02/01/2015 12:34
A construção de políticas públicas que forneçam um combate eficaz às drogas foi apontada pelo novo secretário da Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Gomes (PSB), como um dos principais desafios da pasta durante a gestão de Paulo Câmara (PSB). "Nós temos uma proposta, que vamos apresentar ao governador, para que possamos ter um protagonismo mais eficaz em relação ao combate ao álcool e outras drogas", afirmou. Outra prioridade é zerar o déficit de espaço da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). De acordo com Isaltino, o governo do estado vai trabalhar para ampliar o número de vagas da Fundação. A unidade do Bongi, por exemplo, já está em processo de reforma desde o ano passado.
A interiorização dos programas sociais também está entre as principais metas de Isaltino. De acordo com ele, algumas ideias dependem da validação do governador Paulo Câmara. Entre elas, ter, pelo menos, 12 regiões de desenvolvimento social no estado, e construir, ao longo dos próximos quatro anos, 20 Centros Comunitários da Paz (Compaz). Os Centros ficarão localizados em cada uma das regiões, além das áreas consideradas mais vulneráveis na Região Metropolitana.
Ainda de acordo com Isaltino, o governo do estado vai trabalhar associado ao Governo Federal e aos municípios para combater a fome e a miséria. "Nós temos hoje um percentual de 8,5% da população pernambucana ainda em situação de vulnerabilidade nas áreas alimentar e nutricional, e vamos procurar construir alternativas e políticas pra que a gente possa fazer a inclusão, dialogar com os municípios e buscar parcerias para que o IDH pernambucano possa estar como preconiza a ONU", ressaltou, apontando atenção especial aos quilombolas, indígenas e idosos.
Equipe
O neto do escritor Ariano Suassuna, João Suassuna, será um dos membros da equipe montada por Isaltino. Advogado e historiador, João deve assumir a secretaria-executiva de Juventude, que faz parte da pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Suassuna trabalhou na campanha do governador Paulo Câmara em 2014.
Com informações do repórter Sávio Gabriel
Nenhum comentário:
Postar um comentário