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terça-feira, 29 de outubro de 2013

CURRÍCULO Seminário discute os novos caminhos para a educação

Encontro internacional amanhã e quinta vai discutir, entre outras coisas, formas de melhorar currículo, estimular professor e incentivar aprendizado dos alunos

Publicado em 29/10/2013, às 07h26

Do JC Online

O que realmente funciona em educação? Qual o melhor currículo para uma escola? Que medidas podem contribuir para o sucesso do professor? De que incentivos os alunos precisam para melhorar o aprendizado? Essas e outras indagações serão mote para debates amanhã e quinta-feira durante o VI Seminário Internacional Educação baseada em evidências, promovido pelo Instituto Alfa e Beto. Voltado para professores, gestores educacionais, pesquisadores e secretários de Educação, o evento acontecerá no auditório do Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

O objetivo do seminário é analisar em profundidade o conceito de educação baseada em evidências e os critérios para avaliar a qualidade das evidências. O convidado para falar sobre o assunto é o americano Richard Murnane, doutor em economia e professor da pós-graduação da Escola de Educação da Universidade de Harvard. Nos últimos anos ele analisou os resultados de dezenas de estratégias implementadas nos Estados Unidos e em diversos países em desenvolvimento com o objetivo de melhorar o desempenho escolar das crianças de famílias de baixa renda.

O diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio, será um dos debatedores. Ele participa amanhã à tarde, às 16h30, da sessão que vai abordar os incentivos para professores e alunos e o que dizem as evidências a respeito disso. Também estarão presentes o jornalista Osvaldo Lyra, da Tribuna da Bahia, e o cientista político da Universidade Federal do Piauí Washington Bonfim. A abertura do seminário acontece antes, às 14h. Na quinta-feira, Richard Murnane abordará, a partir das 8h, como avaliar as evidências e a importância dos métodos.

"Educação baseada em evidências, também conhecida pelo nome do que funciona em educação é o nome do jogo. Combinando evidências científicas e empíricas e conhecimentos sobre as melhores práticas é possível aos professores, educadores e gestores tomarem decisões mais bem fundamentadas e com maior chance de produzirem impacto positivo na aprendizagem dos alunos, nos efeitos da escola e no bom uso dos recursos para a educação", destaca o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira.

Para participar do seminário é preciso enviar e-mail para seminario@alfaebeto.org.br, informando nome, função que desempenha e local de trabalho. A inscrição é gratuita. Restam poucas vagas.

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