Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Obras » Especialistas avaliam o que pode ser aproveitado da Ponte D´Uchoa

Publicação: 30/10/2013 11:00 

Representantes do Iphan avaliam estragos na Ponte d´Uchôa. Foto: Rebeca Silva/DP/D.A.Press
Representantes do Iphan avaliam estragos na Ponte d´Uchôa. Foto: Rebeca Silva/DP/D.A.Press
Especialistas realizam, na manhã desta quarta-feira, uma visita à antiga estação de bondes da Ponte D´Uchoa. O objetivo da inspeção é avaliar o que pode ser aproveitado da estrutura, que foi bastante danificada após um acidente de trânsito registrado na madrugada da segunda-feira passada.
A vistoria foi realizada pelo presidente da Emlurb, Antônio Valadares, representantes do Iphan e pelo arquiteto Pedro Valadares, que vai executar o projeto de restauração. Ele adiantou que o telhado, que já não era o origina, tem total condições de res reconstruído. O mesmo ainda não pode-se dizer a respeito das colunas e das paredes. Segundo ele, a única parede que restou apresenta risco de desabamento.Uma reunião será realizada para avaliar de que maneira será realizada a obra. Está sendo estudada a possibilidade de utilizar os tijolos arrancados durante o acidente.
O equipamento foi cercado por tapumes para dar início aos trabalhos. Um edital será lançado, em caráter de urgência, para contratar a empresa que irá recuperar o equipamento. A prefeitura irá bancar os custos e depois poderá cobrá-los ao motorista. Vinícius Freitas Cândido permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José. O estado de saúde é estável, mas sem previsão de alta.
Símbolo da arquitetura de ferro, a Ponte d´Uchôa foi, originalmente, construída em 1865. No passado, o local servia de parada para os bondes que faziam o transporte público no Recife, entre 1867 e 1915. A praça é uma área tombada e um ponto turístico de valor histórico. Em julho de 2012, a área foi revitalizada pela Emlurb. Na época, as obras custaram R$ R$ 44.043,00.
O acidente aconteceu por volta de 1h da madrugada, quando um veículo desgovernado provocou danos à estrutura da Ponte d´Uchôa, na Avenida Rui  Barbosa, no bairro das Graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário