Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TRATAMENTO Hospital do Câncer inaugura Espaço da Mulher e distribui próteses

As próteses externas de mama serão disponibilizadas sem custo algum para mulheres submetidas à mastectomia, que é a cirurgia de retirada da mama

Publicado em 30/10/2013, às 08h46

Do JC Online

O Hospital do Câncer de Pernambuco inaugura nesta quarta-feira (30), o Espaço da Mulher. A área será dedicada à distribuição de próteses externas de mama, sem custo algum para mulheres submetidas à mastectomia, que é a cirurgia de retirada da mama. A artista plástica Marta Rabello, responsável pelo local, é quem confecciona as próteses, doa e instrui as pacientes com relação à limpeza e a manutenção das peças.

As próteses são confeccionadas em tecido e polipropileno. De acordo com os especialistas, elas ajudam na recuperação da autoestima e na ressocialização dessas pacientes sem nenhuma contraindicação. As mulheres podem, inclusive, tomar banho de mar e piscina usando as próteses.

Mais 40 pacientes já estão cadastradas para receber as peças, que variam em relação ao tamanho (38 ao 54) e, consequentemente, ao peso. Serão entregues em embalagens individuais, com a numeração e as instruções de uso. O material deve ser trocado a cada seis meses. As mulheres cadastradas terão a garantia de reposição do material no período necessário, de forma absolutamente gratuita.
Além da doação das próteses, Marta Rabello realiza empréstimo de perucas para as pacientes que perderam temporariamente os cabelos em função da quimioterapia. Por meio de um cadastro, as mulheres poderão agendar o dia da retirada da peruca.

INTERVENÇÃO- O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) está sob intervenção do Estado desde abril de 2007. Nos primeiros sete meses desse ano, foram realizadas mais de 11 mil consultas no setor de mastologia e mais de 603 cirurgias nesta especialidade. O HCP atende, atualmente, mais da metade dos pacientes oncológicos do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário