Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MEIO AMBIENTE Plano para um Recife mais verde e saudável

Manual define como, onde e o quê se deve cultivar em vias, calçadas e praças

Publicado em 31/10/2013, às 06h34

Cláudia Parente

Do Jornal do Commercio

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Em junho de 2011, a Prefeitura do Recife lançou um plano de arborização que previa o plantio de 100 mil árvores em cinco anos. Não foi implantado. Ontem, a atual gestão municipal - que já tinha anunciado a meta de plantar a mesma quantidade em quatro anos - lançou o Manual de Arborização Urbana. Entre outras coisas, o livreto destinado a instituições, empresas e pessoas físicas aponta como, onde e o quê se deve cultivar em vias, calçadas, praças e parques da capital pernambucana para melhorar a qualidade de vida numa cidade cada vez mais árida e sujeita a alagamentos.

Ao contrário do que tem ocorrido, o manual assegura que árvores de médio e grande porte não precisam sair de cena para dar lugar à fiação elétrica. Os fios podem passar em meio ou sob a copa delas. Em vez de podas radicais ou malfeitas que, muitas vezes, acabam provocando a queda das árvores, o manual sugere a possibilidade de readequação desses equipamentos. "Não podemos priorizar a fiação. Essa questão foi objeto de muita discussão, mas decidimos manter a arborização alta na cidade", declarou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa. Isso significa que, em projetos de iluminação onde já existam árvores, os postes devem ser ajustados às condições existentes.

O manual estabelece as espécies que devem ser plantadas - algumas ultrapassam os 12 metros de altura -, as que são proibidas por lei, como o popular Ficus (figueira), e estabelece a distância que devem manter de mobiliários urbanos, como postes, e das esquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário