Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Política monetária » Fed mantém taxa de juros e injeções de liquidez

AFP - Agence France-Presse
Publicação: 30/10/2013 21:07 Atualização: 30/10/2013 21:14

O Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (FOMC) decidiu nesta quarta-feira (30) manter sem alterações a sua política monetária flexível para sustentar a reativação da economia americana. Dessa forma, o Fed manterá suas compras de bônus do Tesouro e de títulos hipotecários por 85 bilhões de dólares mensais e manterá sua taxa básica de juros em entre 0 e 0,25%, como faz desde o final de 2008.

O banco central indica que “a política orçamentária restringe o crescimento econômico”, mas, ao contrário do seu comunicado anterior, não menciona o aumento das taxas imobiliárias, que podem comprometer a reativação. Apesar disso, o Fed destaca que a recuperação do setor imobiliário “se desacelerou um pouco nos meses recentes”.

O organismo ressalta também que, “em seu conjunto”, a atividade econômica continuou “avançando a um ritmo moderado”. Da mesma forma que no final de sua reunião de setembro, o FOMC indicou que “espera mais provas de avanços” antes de ajustar o ritmo de compra de ativos. Apenas um membro do Comitê de Política Monetária, Esther George, da filial regional de Kansas City, votou contra essa decisão, seguindo sua posição da reunião anterior. Ela manifestou preocupação com as consequências desta política sobre a inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário