Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Governo celebra hoje os 10 anos do Bolsa Família

28/10/2013 10:58
Governo celebra hoje os 10 anos do Bolsa Família
Abertura do evento terá presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da ministra Tereza Campello. À tarde, celebração continua com Diálogos Bolsa Família, para debater os efeitos do programa

Brasília, 30 – O governo federal celebra, nesta quarta-feira (30), os 10 anos do maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família. O ato de celebração terá a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O evento será às 11h, no auditório do Museu da República, em Brasília.
Na abertura haverá apresentação da orquestra Criança Cidadã, de Recife (PE), composta por beneficiários do Bolsa Família. Participarão quatro crianças que tocam violino, violoncelo e violão. Além disso, será apresentado um trailer do documentário do diretor Sérgio Machado sobre o Bolsa Família, que deve ficar pronto no fim do ano. Trata-se de um filme sobre a vida de cinco famílias beneficiárias, buscando mostrar qual foi o impacto do programa em suas vidas, o que mudou e como são as suas rotinas.
As mulheres retratadas na exposição Os Filhos Deste Solo: olhares sobre o povo brasileiro estarão presentes no evento. Cida, Ivanilda, Odete, Maria e Iolanda são respectivamente de Sergipe, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Beneficiárias e ex-beneficiárias do Bolsa Família, elas representam milhares de famílias que saíram da extrema pobreza no país. Elas foram retratadas na exposição pelos fotógrafos Edu Simões e Marcelo Curia, a artista visual Rochelle Costi, o músico Dani Roland e o cineasta Felipe Diniz.
No período da tarde, a celebração continua com a realização dos Diálogos Bolsa Família. Às 14h30, o tema será Uma Década de Contribuições para o Desenvolvimento Brasileiro. O debate será moderado pelo secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva, e terá a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do diretor do Centro RIO+, Rômulo Paes, e do representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sergei Soares.
Às 16h30, o diálogo será sobre A Contribuição do Bolsa Família na Ampliação das Expectativas e Possibilidades de Trajetórias Sociais, com a moderação do secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão. Participam as pesquisadoras Amélia Cohn, da Universidade de São Paulo (USP), e Walquíria Leão Rego, da Universidade de Campinas (Unicamp), além do cineasta Sérgio Machado.
Lançamentos – A ministra Tereza Campello e o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e presidente do Ipea, Marcelo Neri, lançam, às 16h, o livro Programa Bolsa Família: Uma década de inclusão e cidadania. Às 18h, o editor Rafael Guimaraens lança o livro Os Filhos Deste Solo: olhares sobre o povo brasileiro, baseado na exposição que permanece no anexo do Museu da República até o dia 31 de outubro. Os Correios também lançarão um selo personalizado em comemoração aos 10 anos do Programa Bolsa Família.
Após a abertura, os dados apresentados pela ministra Tereza Campello serão publicados, em formato PDF, no hotsite do Bolsa Família 10 anos. e no portal do MDS.  Acesse aqui a programação completa do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário