Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

RECIFE Série da TV Jornal revela a situação do ensino

As reportagens serão exibidas de hoje até sexta-feira no TV Jornal Mais, às 7h20, TV Jornal Meio

Dia, às 11h45, e O Povo na TV, às 18h20

Publicado em 30/10/2013, às 07h03

Do JC Online

No anexo da Escola Municipal Deus é Amor, em Água Fria, na Zona Norte do Recife, as paredes são de madeira compensada. O barulho de uma aula invade as salas vizinhas e atrapalha a concentração dos alunos, que ainda sofrem com a umidade e o calor. No Córrego da Areia, também na Zona Norte, a calçada do anexo da Escola Municipal Casa Amarela é tomada pelo lixo. Dentro da unidade, os alunos precisam passar por duas salas até chegar ao único banheiro da escola. Situações como essas não são exceção, mas quase regra na rede municipal de ensino do Recife, que tem ainda escola na encosta de morros e até no porão de igrejas.

Com esse cenário, não é de se estranhar que o Recife fique em 21º lugar entre as capitais brasileiras no mais recente ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental, com 4,1, e em 24º lugar, nos anos finais, com 2,9. A capital pernambucana perde para outras na mesma região Nordeste, como Terezina, João Pessoa, Fortaleza e Natal.

A situação da rede municipal é o tema da série de reportagens Educação, que a TV Jornal exibe de hoje até sexta-feira nos telejornais TV Jornal Mais, às 7h20, TV Jornal Meio Dia, às 11h45, e O Povo na TV, às 18h20. Em três matérias, a série mostra a falta de infraestrutura das escolas públicas municipais, as dificuldades de se garantir um ensino fundamental de qualidade no Brasil e o exemplo das escolas públicas consideradas modelo na cidade.

A reportagem é de Antônio Martins com imagens de Ivanildo Araújo. Produção de Ingrid Farias e Fabiane Assunção. Edição de texto de Mônica Carvalho, edição de imagens, Eriberto Pereira e direção de arte, Catarina Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário