Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ZONA SUL Tolerância zero para abusos no trânsito

Operação Bairro Legal começa nesta quarta-feira no Recife

Publicado em 14/08/2013, às 09h25

Do JC Online

CTTU vai fiscalizar de perto para evitar infrações e abusos no trânsito /

CTTU vai fiscalizar de perto para evitar infrações e abusos no trânsito

Atenção motoristas que costumam usar calçadas do Pina e de Boa Viagem como estacionamento: a partir de hoje 20 agentes de trânsito e 25 fiscais da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife estarão de prontidão nos dois bairros, localizados na Zona Sul da cidade, para reprimir o uso irregular dos passeios públicos. Inclusive com o uso de guincho. Também estão na mira da prefeitura veículos parados em fila dupla e operação de carga e descarga em desacordo com as normas do trânsito.
A ação faz parte do projeto Bairro Legal, lançado na tarde de ontem, e que terá cinco meses de duração, de agosto a dezembro, nas duas localidades. É uma experiência piloto, com previsão de ser levada para outros bairros da capital pernambucana, de acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. Segundo ele, o projeto está focado na fluidez do trânsito e na liberação das calçadas para o pedestre.
Propaganda em locais inapropriados – postes e árvores, por exemplo – poluição sonora, casas de festas e shows, além de construções irregulares serão fiscalizadas. O projeto começa às 8h de hoje, com distribuição de material informativo. À noite, a prefeitura inicia a pintura das calçadas, para separar o passeio público das áreas oferecidas como estacionamento por estabelecimentos comerciais e de serviço. Num estudo prévio, foram identificadas 449 lojas de 26 vias que usam as calçadas como extensão do estacionamento.
Cones e cavaletes colocados nos passeios públicos para demarcar vagas serão recolhidos e levados para o depósito municipal na Rua Afonso Pena, em Santo Amaro, área central do Recife. A multa pela infração varia de R$ 242,65 a R$ 606,54. Pinos nas calçadas vão ser tirados. Dois guinchos da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) serão usados para rebocar os veículos parados de forma irregular.
O projeto cobrirá desde a Avenida Antônio de Góes (Pina) até o limite de Boa Viagem com o município de Jaboatão dos Guararapes (Rua Armindo Moura), diz João Braga. Será desenvolvido em três etapas, começando hoje pela Avenida Herculano Bandeira, Rua Capitão Rebelinho, Avenida Domingos Ferreira, Avenida Conselheiro Aguiar, Rua dos Navegantes e Avenida Boa Viagem, no trecho da Antônio de Góes até a Rua Antônio Falcão.
Um contêiner para apoio dos 50 fiscais envolvidos na operação (a Secretaria Executiva de Operações participa com cinco pessoas) já está instalado num terreno na esquina da Avenida Conselheiro Aguiar com a Rua Senador Hélio Coutinho.
O projeto Bairro Legal deverá subsidiar a prefeitura na revisão de leis urbanísticas, adianta João Braga. Proposta será enviada à Câmara de Vereadores. Regras para as operações de carga e descarga (definindo locais e horários), criação de binários e implantação de Zona Azul no Pina e em Boa Viagem estão nos planos da prefeitura.
“Carro estacionado em calçada é o que mais se vê no Recife, mas acho que o guincho só deve ser usado se a pessoa receber uma advertência e repetir o erro”, declara a auxiliar administrativo Adriana Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário