Uma manhã para ficar na história da luta pela reforma política no Brasil. Na última terça-feira, dia 2, a OAB-PE lançou a campanha de Coalizão pela Reforma Política democrática e Eleições Limpas. O auditório da Ordem ficou lotado de cidadãos que vieram dar o seu apoio ao movimento que traz como objetivo combater a corrupção no país através da reforma.
O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, abriu os trabalhos ressaltando a importância de também educar a população a não tolerar a corrupção. “Infelizmente é um problema que está incorporado à paisagem do nosso país. Começa com as pequenas corrupções do dia a dia, como tentar barganhar uma multa de trânsito oferecendo propina”, afirmou. “Com a Lei da Ficha Limpa, combatemos as consequencias, agora vamos combater as causas. Estou certo de que, em breve, estaremos juntos comemorando mais este avanço na nossa democracia, que é a reforma”, concluiu.
Secretário da Comissão de Mobilização para a Reforma Política do Conselho Federal da OAB, Aldo Arantes destacou a importância da Seccional pernambucana para o legado democrático do país. “Esta casa tem tradição histórica em grandes causas nacionais”, afirmou. Ele também chamou a atenção para o aumento nos gastos da campanha eleitoral deste ano. “Foram cinco bilhões de reais, sendo um bilhão apenas para a campanha de deputados estaduais, valor 35% maior que nas eleições anteriores”. Vale ressaltar que 77% do valor destinado para a campanha dos deputados federais vieram de empresas.
“O protagonista do processo eleitoral tem que ser o eleitor, não o político, as empreiteiras, os bancos ou administradores”, destacou o secretário geral do Conselho Federal, Claudio Pereira de Souza Neto. “Esta forma de fazer política que temos hoje em nosso país tornou-se um tumor no organismo brasileiro. Vamos juntos à luta pela reforma”, concluiu ao parabenizar a expressiva participação local.
Capitaneando o projeto que conta com a parceria de uma centena de entidades, a OAB já conseguiu cerca de 600 mil assinaturas. Para dar prosseguimento, são necessárias, no mínimo, um milhão e meio. A intenção da Ordem é que, na primeira semana de fevereiro, o projeto seja entregue em marcha cívica pela Esplanada dos Ministérios. Antes do Recife, a campanha foi lançada em Campo Grande, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Nos próximos dias deve passar por Fortaleza, Belo Horizonte, Natal, e Belém.
Toda a diretoria da OAB-PE, presidentes de Subseccionais e de Comissões, conselheiros seccionais e federais e membros representantes de diversas entidades do Estado estiveram presentes na cerimônia. Na mesa, o presidente da Seccional, Pedro Henrique Reynaldo Alves; o secretário geral do Conselho Federal, Claudio Pereira de Souza Neto; o secretário da Comissão de Mobilização para a Reforma Política do Conselho Federal, Aldo Arantes; o coordenador estadual da campanha e secretário geral da OAB-PE, Silvio Pessoa; o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o secretário de Juventude do Recife, Jayme Asfora; o desembargador do TJPE, Antenor Cardoso; e o representante da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Fábio Potiguar.
Fonte: OAB PERNAMBUO
Nenhum comentário:
Postar um comentário