Nesta quinta-feira (22), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) vai inaugurar o Centro de Referência em Erros Inatos do Metabolismo (Cetrem) da unidade de saúde. O setor para o tratamento de doenças raras será o maior do Nordeste e o segundo maior do Brasil e atenderá exclusivamente pacientes do Sistema único de Saúde (SUS). A cerimônia está marcada para as 9h.
Os Erros Inatos do Metabolismo (EIM) são distúrbios de natureza genética que geralmente correspondem a um defeito enzimático, capaz de acarretar a interrupção de uma via metabólica. O Cetreim oferecerá atendimento de excelência no tratamento dos EIM.No local, poderão ser feitos todos os exames, como ressonância magnética e tomografia. Além da assistência médica, o centro tem como objetivo dividir conhecimento para multiplicar a esperança de vida dos pacientes.
Quatro pediatras clínicos, neurologistas, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais deverão trabalhar no setor, que já tem 55 pacientes confirmados para tratamento. A expectativa é de que sejam atendidos inicialmente 80 pacientes por mês
Nenhum comentário:
Postar um comentário