Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CRIAÇÃO Futuro secretário do Direito dos Animais quer ouvir população antes de gestão


Rodrigo detalhou como funcionará nova pasta e quais serão as ações iniciais

GEISON MACEDO, do FolhaPE


Um nome entre os escolhidos para compor o novo time de secretários da Prefeitura do Recife a partir de 2013, anunciado na sexta-feira (14) passada, causou surpresa. Não apenas a indicação, mas também a criação de uma nova pasta: a Secretaria Especial do Direito dos Animais (Seda), que terá o vereador eleito no Recife Rodrigo Vidal (PDT) como comandante. A medida foi vista por muitos como uma resposta do governo municipal aos apelos crescentes da população, sobretudo das entidades de defesa dos animais, em torno da implementação de políticas públicas mais eficientes. Em entrevista aoFolhaPE, o futuro secretário detalhou como pretende conduzir a pasta e explicou quais serão as ações emergenciais no cargo.
Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Vidal lembra que políticas públicas carecem      planejamento

Carregada como mote de campanha de Rodrigo durante a eleição para Câmara Municipal, a defesa dos animais passou a receber a atenção devida, pelo menos na teoria. Eleito vereador, Vidal se encarregou de tomar a frente do assunto e levar as reivindicações da população ao prefeito eleito. “Geraldo Julio incorporou praticamente todas as sugestões ao programa de governo, isso, ainda antes das eleições. Escolhemos esse nome (da secretaria) em homenagem à Declaração Universal dos Direitos dos Animais, para reafirmar que o animal não é objeto”, explica o futuro secretário, que tomará posse no início de janeiro.

Não deverá ser tarefa tão complicada reverter a atual postura da Prefeitura do Recife em relação ao assunto. Com um pouco de vontade política, e colocando o assunto como prioridade da gestão, o resultado poderá ser satisfatório, segundo Rodrigo. Recentemente, em entrevista ao FolhaPE, na série Internauta Cidadão, que mostrou a triste situação dos animais abandonados, o atual gerente do Programa de Saúde do Recife, Otoniel Barros, orientou a população a não alimentar os animais, como “solução” encontrada para que os bichos procurem outros locais para habitar. A resposta do dirigente provocou a ira dos movimentos de defesa do animal, além de ter sido repudiada pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Ministério Público de Pernambuco.

Segundo Vidal, a postura não será mais a mesma. Ele elenca a própria criação da pasta como uma das justificativas para a mudança. “O direito à alimentação e proteção ao animal contra qualquer tipo de crueldade serão incluídos no programa da gestão. Pretendemos ainda estimular campanhas de adoção. Nosso sonho é que não tenha mais animais abandonados. Lugar de animal não é na rua”, salienta. Para ajudar na condução da secretaria, Vidal pede a compreensão e ajuda da sociedade, que terá participação ativa na gestão, de acordo com o gestor.

“Pedimos a paciência da população para que os frutos produzidos na gestão surtam efeitos. É preciso lembrar que as políticas públicas carecem planejamento e um certo tempo para implantação. Vamos contar com a parceria dos movimentos de defesa dos animais e simpatizantes”, diz Rodrigo. As ações emergenciais também já começaram a ser delineadas. “Vamos criar campanhas educativas em parceria com todos os órgãos públicos, para que a legislação seja aplicada com rigor. Pretendemos também enviar projetos de Lei que objetivem substituir o transporte de tração animal, incluindo carroceiros em programas de capacitação, além de criar um programa para o controle de reprodução de cães e gatos".
Questionado sobre o destino do Centro de Vigilância Ambiental do Recife (CVA), hoje vinculado à Secretaria de Saúde do município, o futuro dirigente disse que ainda não há uma definição se o CVA continuará ligado a atual pasta ou se mudará para a Seda. Sobre o controle de zoonoses, este continuará sob responsabilidade da Saúde. Vidal informou ainda que convidará a população para se reunir e escutar sugestões, possivelmente, na próxima semana. Outro ponto em aberto na pasta é o orçamento, que ainda será definido. O Recife é a primeira capital do Nordeste a criar uma secretaria dedicada a defesa dos animais. Atualmente, estima-se que haja cerca de 43 mil cães e 60 mil gatos abandonados na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário